Google Analytics Alternative

Luteolina, inflamação e déficit de memória relacionados à idade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Luteolina presente no aipo, pimentão.. para a memória.


Sim, a dieta em equilíbrio tem o potencial para reduzir a inflamação do cérebro associada à idade, o que pode resultar em melhora na saúde cognitiva.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition, analisou os efeitos da luteolina na dieta e envelhecimento. A luteolina é encontrada em vegetais, incluindo cenouras, pimentões, salsão, hortelã, alecrim, camomila, aipo. A inflamação no cérebro está envolvida nos problemas de memória que ocorrem com o avançar da idade.

Durante o processo de envelhecimento, as células da microglia começam a produzir níveis excessivos de citocinas inflamatórias. As citocinas induzem ao déficit de memória, a sonolência, perda de apetite e os comportamentos depressivos, o que contribui ao envelhecimento cognitivo, bem como para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Por que enfatizo a importância de alimentos frescos provindos da natureza? Nos vegetais pode-se encontrar diversos compostos bioativos, com propriedades antiinflamatórias; e entre elas a luteolina.
Neste estudo, a luteolina melhorou a saúde cognitiva, atuando diretamente sobre as células da microglia para reduzir a sua produção de citocinas inflamatórias no cérebro, assim como mostra este estudo em modelo de animais, reduzindo ou interferindo nestas células, preservando os neurônios.

Os investigadores analisaram os efeitos da luteolina no cérebro e no comportamento em camundongos de (3 a 6 meses de idade) e idosos (2 anos), que foram alimentados com uma dieta controle ou dieta contendo luteolina por quatro semanas. A dieta contendo luteolina reduziu a inflamação no cérebro, melhorando a memória, o desenvolvimento de tarefas e aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário