Google Analytics Alternative

Mais cores, mais saúde.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Você opta por mais cores, você ganha mais saúde.
Com o objetivo de prevenir doenças, proporcionar benefícios estéticos e trazer disposição e energia constante ao corpo, muitos compostos encontrados nos alimentos o caracterizam como "alimentos funcionais", tais alimentos podem trazer benefícios fisiológicos adicionais quando incorporados na dieta adequada como proteção contra doenças como hipertensão, diabete, câncer, osteoporose...

Os flavonóides, por exemplo, compõe uma variedade de pigmentos naturais, como as antocioninas, catequinas. Cardioprotetoras, tais substâncias podem ser encontradas em alimentos como: uva, amora, cebola, alho, vinho tinto, chá verde, com potencial capacidade antioxidante, atuando como anticancerígeno.

Já os carotenóides, estão presentes em alimentos com pigmentação laranja, amarela, vermelha, como é o caso de alimentos como: abóbora, cenoura, espinafre, mamão, pimentão, tomate. Podemos destacar o caroteno, precursor da vitamina A e o licopeno como os principais carotenóides, que agem na proteção contra o câncer e doenças cardiovasculares. A oxidação do LDL, por exemplo, é um fator desencadeante da aterosclerose, o betacaroteno, atua inibindo esse processo de oxidação.

A maior parte das substâncias sim, podem ser identificadas pela cor. Alimentos vermelhos contêm carotenóides como o licopeno, antioxidante, que age na proteção contra tumores e favorece à circulação sanguínea. As principais fontes destes alimentos são o tomate, goiaba, melancia, caqui.

Alimentos verdes são ricos em antioxidantes e desintoxicam o organismo. Contêm clorofila, ácido fólico, ferro, cálcio, betacaroteno, isocionatos. Principais fontes alimentares são o espinafre, couve de bruxelas, repolho e brócolis.

Alimentos alaranjados, amarelos e vermelhos são ricos em carotenóides, entre eles o betacaroteno, licopeno, luteína, zeaxantina, beta-criptoxantina, que agem no sistema imune, proteção cardíaca, anticancerígeno, encontrados em alimentos como mamão, manga, abóbora, cenoura, batata-doce, damasco, folhas verde escuras, pimentões...


Já, os alimentos de coloração arroxeados como uvas, ameixas e amoras são ricos em antocioninas, flavonóides, importante ao antienvelhecimento, com ação antioxidante e anticancerígena, inibindo a formação de coágulos e agindo como antiinflamatórios.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário