Google Analytics Alternative

Flavonóides: abordagem sobre dieta ou suplementos?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Frutas, legumes, chás, cacau são ricas fontes de flavonóides. Estudos epidemiológicos têm indicado que o consumo desses alimentos associado com um risco reduzido de doença cardiovascular. Doença cardiovascular que está entre as principais causas de morte nos países ocidentais, mas a etiologia deste benefício ainda não está claramente definida.

Além de uma série de componentes potencialmente bioativos como fibras, ácido fólico, vitaminas antioxidantes, e potássio, frutas e legumes são importantes fontes de flavonóides na dieta. Além disso, rico em flavonóides, o chá (Camellia sinensis) e cacau representam fontes concentradas relativamente e seu impacto na função vascular está se tornando evidente. 

O consumo individual de flavonóides, no entanto, varia consideravelmente dependendo do tipo de dieta consumida. Uma série de estudos epidemiológicos têm examinado o impacto da ingestão total ou individual dos flavonóides. Por exemplo, Huxley e Neil (2003), avaliaram a relação entre o consumo de flavonóides na dieta e mortalidade por doença arterial coronariana em uma metanálise de sete estudos de coorte prospectivo. Os autores concluíram que a ingestão elevada de flavonóides das frutas e produtos hortícolas, bem como de chá e vinho tinto podem ser associados com uma diminuição na mortalidade por doenças cardiovasculares em populações.

Mas, e quanto ao suplementos, flavonóide isolados? Frutas e verduras contêm uma mistura complexa de metabólitos secundários de plantas e não apenas os flavonóides, por si só. Esta mistura complexa de metabólitos secundários de plantas não podem ser simuladas por uma única compostos purificado como suplementos dietéticos. Fica evidente, que o consumidor deve te consciência de que suplementos dietéticos não são desprovidos de toxicidade por serem chamados de naturais.

Fontes: Egert, Sarah; Rimbach, Gerald. Which Sources of Flavonoids: Complex Diets or Dietary Supplements? Adv Nutr vol. 2: 8-14, jan. 2011.

Huxley RR, Neil HA. The relation between dietary flavonol intake and coronary heart disease mortality: a meta-analysis of prospective cohort studies. Eur J Clin Nutr. 2003.

0 comentários:

Postar um comentário