Google Analytics Alternative

ÓXIDO NITRICO, EXERCÍCIOS FÍSICOS E DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Além de exercícios físicos regulare, a ingestão de arginina
e citrulina aumentam a produção de óxido nitrico.
A biossíntese do óxido nitrico (NO) compreende uma das funções mais importantes do metabolismo da L-arginina no organismo. O NO é formado a partir do nitrogênio da guanidina presente na L-arginina, sob a ação catalítica da enzima sintase do óxido nítrico, gerando concentrações equimolares de L-citrulina.

O papel do NO no sistema cardiovascular foi extensamente estudado, sendo atribuído ao NO um papel protetor na HA, na aterosclerose, na doença arterial coronariana e nas doenças tromboembólicas. Diversas doenças, como as dislipidemias, a aterosclerose e a HA, apresentam em sua gênese e/ou em seus mecanismos, alterações na função endotelial. Assim, a disfunção endotelial, caracterizada por menor produção e/ou biodisponibilidade de NO, é um dos fatores que contribuem para o aparecimento das doenças cardiovasculares.

O NO produzido pelas células endoteliais desempenha importante papel protetor na aterosclerose, inibindo a oxidação das moléculas de LDL colesterol e impedindo a agregação plaquetária. O mecanismo pelo qual o NO impede a formação da molécula de LDL, se dá por meio de sua ação antioxidante (que é dependente da concentração), impedindo a formação de ânions superóxidos (radicais livres), que promovem a oxidação da molécula de LDL colesterol. A ação antiagregante do NO é devida a sua ligação com a molécula de guanilatociclase, que induz a formação de guanilato monofosfato cíclico (GMPc), que promove a redução da concentração de íons cálcio dentro da plaqueta, inibindo sua ativação e agregação.

Até a década de 90, diversos estudos mostravam a importância da prática de exercício físico regular na prevenção e tratamento de diversas doenças, em especial as doenças cardiovasculares. No entanto, o que ou quais fatores estariam envolvidos nos efeitos benéficos do exercício físico não eram conhecidos. A partir da descoberta da molécula de NO, inúmeros trabalhos foram realizados avaliando-se o efeito do exercício físico sobre as células endoteliais, sobre a produção de fatores relaxantes e sobre a sua correlação com os efeitos benéficos produzidos pelo exercício físico.

O papel do NO nas doenças cardiovasculares tem merecido destaque em todas as áreas de conhecimento. A ação benéfica do NO na PA, nas doenças tromboembólicas e nas dislipidemias está bem estabelecida. A integridade do endotélio é fundamental para a produção do NO e o exercício físico tem sido empregado como uma ferramenta extremamente importante para manter a função endotelial e/ou restaurá-la. Assim, a prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção e/ou tratamento das doenças cardiovasculares, entre outras.

Fonte: ZAGO, Anderson Saranz; ZANESCO, Angelina. Óxido nítrico, doenças cardiovasculares e exercício físico. Arq. Bras. Cardiol. vol.87 no.6 São Paulo. Dec. 2006.

0 comentários:

Postar um comentário