Google Analytics Alternative

Proteína animal ou vegetal: O que compõe sua dieta?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
                                                                                                           
Proteína animal ou vegetal: O que compõe sua dieta?
Proteínas são polímeros de aminoácidos ligados através de ligações peptídicas. Elas podem ser representadas como estruturas primária, secundária, terciária e quaternária mesmo, mas do ponto de vista nutricional, apenas a sequência primária de aminoácidos é de interesse.

Embora consumimos proteínas, elas são digeridas no trato gastrintestinal, absorvidas como peptídeos pequenos (di e tripeptídeos) e aminoácidos livres, e depois usada para ressintetizar proteínas nas nossas células.

Ornitina, citrulina, γ-aminobutirato, taurina também são de relevância importância, e desempenham um papel quantitativamente importante no organismo. Dos 20 aminoácidos presentes na proteína, 9 são considerados nutricionalmente indispensável (essencial) em seres humanos adultos, porque o corpo é ou não capaz de sintetizá-los ou não pode sintetizá-los em quantidades adequadas para manter o crescimento e/ou balanço de nitrogênio. Estes nove são leucina, valina, isoleucina, histidina, lisina, metionina, triptofano, treonina e fenilalanina. Além disso, os dois só podem ser feitas a partir de seus precursores indispensável, a partir de fenilalanina em tirosina e cisteína a partir da metionina.

O teor de proteína dos alimentos varia consideravelmente, mas em fontes animais em geral tendem a ser superiores em quantidade e qualidade da proteína em comparação com os alimentos vegetais. Carnes, ovos e leite são considerados excelentes fontes de proteína de alta qualidade e proteína do ovo é geralmente considerado como a proteína (completa), com perfil ideal de ácidos aminados indispensáveis.
Alguns alimentos de origem vegetal contêm quantidades consideráveis de proteínas, legumes sobretudo, como feijão, ervilhas e lentilhas. A maioria dos legumes tendem a ser deficiente em metionina e, embora as batatas contêm quantidades relativamente grandes de proteínas, a relação de aminoácidos indispensáveis é baixa.

Cereais, por exemplo, tendem a ser pobres em lisina e triptofano, embora eles contêm metionina suficiente. Assim, a combinação de diferentes alimentos de origem vegetal em pratos como arroz e feijão, resulta em um efeito complementar que aumenta a qualidade da proteína, em comparação quando consumido sozinho. Portanto, é possível obter quantidades adequadas de proteínas de alta qualidade a partir de uma dieta vegetariana ou vegan. Deve-se notar, no entanto, que a taurina pode ser necessária para recém-nascidos e que a taurina está presente apenas em alimentos de origem animal.

Fonte: Watford, Malcolm. Protein. Adv Nutr vol. 2: 62-63, jan. 2011.

0 comentários:

Postar um comentário