Google Analytics Alternative

ROMÃ.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Flavonóides extraídos do suco fermentado
e do óleo da romã tiveram atividade inibitória das enzimas
oxidantes ciclooxigenase e lipooxigenase.
A romã (Punica granatum, L.) é uma fruta originária da região do Oriente Médio. A árvore cresce em regiões áridas e a produção do fruto se dá no período de setembro a fevereiro (Martins, 1995).

O suco da romã apresenta em sua composição compostos fenólicos como: antocianinas (delfinidina, cianidina e pelargonidina), quercetina, ácidos fenólicos (caféico, catequínico, clorogênico, orto e para- cumárico, elágico, gálico e quínico) e taninos (punicalagina).

Trabalhos experimentais demonstraram que os compostos fenólicos da romã apresentaram influência sobre fatores biológicos, como a atenuação de fatores aterogênicos, modulação das respostas antiinflamatórias e de enzimas do sistema de defesa antioxidante endógeno (superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase) (Ajaikumar et al., 2005). Também os flavonóides extraídos do suco fermentado e do óleo da romã tiveram atividade inibitória das enzimas oxidantes ciclooxigenase e lipooxigenase.

Segundo os dados da CEAGESP da cidade de São Paulo, foram comercializados nos anos de 2001 a 2004 somente na cidade de São Paulo, em média 200 toneladas da fruta.

Recentemente a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) darão início à pesquisa que visa agregar valor à produção nacional de romã. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Suco de romã e metástase de câncer de prostáta
No ano passado, pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, identificaram componentes no suco de romã que podem inibir os movimento de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.

O laboratório americano aplicou o suco de romã em células de câncer de próstata cultivadas em laboratório que já eram resistentes à testosterona, quanto mais resistente à testosterona uma célula cancerosa é, maior é a sua tendência à metástase.

Os pesquisadores então descobriram que as células tratadas com o suco de romã que não morreram com o tratamento mostraram uma maior adesão, o que significa que menos células se separavam, e também queda na movimentação dessas células.

Em seguida os pesquisadores identificaram os grupos ativos de ingrediente no suco de romã que tiveram impacto molecular na adesão das células e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

Foi demosntrado que o suco de romã inibe a função proteica, com potencial capacidade de evitar a metástase das células do câncer de próstata para a medula.

Fontes: AJAIKUMAR, K.B.; ASHEEF, M.; BABU, B.H.; PADIKKALA, J. The inhibition of gastric mucosal injury by Punica granatum, L. (pomegranate) methanolic extract. J. Ethnopharmacol., Orlando, v. 96, n.1-2, p. 171-176, 2005.

Jardini, Fernanda Archilla; Filho, Jorge Mancini. Antioxidant activity evaluation of different polarities extracts by pulp and seeds of pomegranate (Punica granatum, L.). Rev. Bras. Cienc. Farm. v.43 n.1 São Paulo jan./mar. 2007.

MARTINS, E. Plantas medicinais. Viçosa: UFV, 1995. p. 162-163. 

JORNAL DO BRASIL. Embrapa e UFRJ estudam propriedades da romã do semiárido brasileiro. http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/02/05/embrapa-e-ufrj-estudam-propriedades-da-roma-do-semiarido-brasileiro

G1 CIÊNCIA E SAÚDE. Suco de romã pode frear metástase de câncer de próstata http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/suco-de-roma-pode-frear-metastase-de-cancer-de-prostata.html

0 comentários:

Postar um comentário