Google Analytics Alternative

Síndrome Metabólica relacionada com a perda de memória em idosos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
O manejo da síndrome metabólica pode ajudar
a desacelerar a perda de memória relacionada à idade.
Qual a relação de síndrome metabólica e déficit da função cognitiva?

No estudo envolvendo cerca de 7.087 idosos de cidades da França, onde foram avaliados se tinham ou não síndrome metabólica (três ou mais fatores de risco: hipertensão arterial, aumento de triglicérides, aumento de LDL, redução do HDL, resistência à insulina...), destes, 16% dos participantes tinham síndrome metabólica. Os participantes receberam uma série de testes de memória e função cognitiva, dois e quatro anos depois.

A conclusão dos pesquisadores mostrou que aqueles com a síndrome metabólica tinham 20% mais chances de ter declínio cognitivo em teste de memória; e 13% mais propensos a ter declínio cognitivo em teste de memória visual, em comparação com aqueles que não têm a síndrome.

O estudo sugere que o manejo da síndrome metabólica pode ajudar a desacelerar a perda de memória relacionada à idade, ou retardar o aparecimento de demência. Por isso, dar-se a importância à prevenção.

Idosos devem procurar manter-se com peso saudável, monitorar a pressão arterial, realizar exames de rotina, otimizar sua dieta com bons alimentos e suplementação necessária, manter-se ativo, seja com exercícios e convívio social agradável, manejar o estresse e preocupações.


C. Raffaitin, C. Féart, M. Le Goff, H. Amieva, C. Helmer, T. N. Akbaraly, C. Tzourio, H. Gin, P. Barberger-Gateau. Metabolic syndrome and cognitive decline in French elders: The Three-City Study. Neurology, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário