Google Analytics Alternative

A SUA PELE ESTÁ À MORRER DE FOME?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Com o GLA, há uma redução de 30% na desidratação da pele,
e aumenta a elasticidade e firmeza ficando a pele mais macia.
Eis uma dica que dificilmente ouvirá de um dermatologista. Se quiser ter uma pele com a melhor aparência possível, deverá assegurar-se que obtém a quantidade suficiente de um nutriente esquecido. Trata-se do ácido gama-linolenico (GLA), um dos ácidos gordos essenciais. Infelizmente para nós, temos muita dificuldade em converte-lo a partir do ácido linoleico dos vegetais. Temos que arranjar fontes externas de suplementação. E ele não é apelidado de “essencial” por nada. Ele é necessário, nomeadamente para manter a manutenção do maior órgão corporal – a pele. A nossa pele utiliza o GLA para:• Manter as células fluídas
• Ajudar a manter e reparar a função de barreira em relação ao exterior
• Diminuir as perdas de água (desidratação)
• Aumentar os níveis de hidratação da pele
• Manter a imunidade cutânea

Após dois meses de ingestão de suplementos de GLA, a nossa pele perde menos 10% de água, bem como diminui em cerca de 30% a irritação e tendência alérgica cutânea. Há uma redução de 30% na desidratação da pele, e aumenta a elasticidade e firmeza ficando a pele mais macia. O GLA também controla a resposta inflamatória ao nível da pele, nomeadamente na resposta à agressão solar. O problema é que fabricamos pouco GLA a partir do ácido linoleico contido nos vegetais (sementes, etc.). Os alimentos refinados característicos das dietas modernas são parcos nestes nutrientes. Então o que fazer? Duas formas: ingerir suplementos de GLA (óleo de borragem) e utilizar cremes em cuja composição entre o GLA. No caso da ingestão devemos sempre associar o ómega-3 (EPA), pois caso contrário, podemos vir a ter um efeito “rebound”.

Nesta questão de nutrição cutânea nunca poderemos esquecer as vitaminas C, A e K, bem como os oligoelementos essenciais. Podemos obter estes últimos através do sal integral e as vitaminas através de suplementação. Dada a dificuldade de nutrição da camada mais externa da pele, é difícil fazer chegar alguns nutrientes, nomeadamente a vitamina C. Poderemos ultrapassar isto através de suplementação oral e de deposição local por mesoterapia (bem melhor) ou através de cremes e seruns. O ácido hialurónico não reticulado é fundamental para nutri a pele, manter o seu teor em água (absorve 1000 vezes o seu peso em água) e impulsionar a produção de colagêno. Este tipo de nutrição cutânea amacia a textura da pele e diminui imenso as rugas. Junto com a vitamina A induz o rejuvenescimento da própria pele. Tudo isto está isento de riscos e não é caro. Como sempre é preciso estar atento, pois um consumidor informado e atento dificilmente cai em falsas promessas!

FONTE: Texto de Dr. Luís Romariz, fundador do Instituto Médico NewAge no Porto.

O ácido gama-linolênico é dito por manter a barreira da pele hidratada, estimulando também a produção de ceramidas. Sementes de linhaça e oleaginosas são boas fontes de ácido gamalinolênico, bem como a suplementação de o óleo de prímula ou borragem.

O Equilíbrio entre os macronutrientes da dieta, uma combinação harmoniosa e variada de alimentos, aportando antioxidantes e alimentos com propriedades funcionais, água em quantidades apreciáveis são essenciais à nutrição cutânea.

Agora, hidratar-se não significa somente a água, a pele também necessita de ácidos graxos essenciais, gorduras que têm papel crucial à hidratação.

0 comentários:

Postar um comentário