Google Analytics Alternative

ALIMENTE SEU CÉREBRO. PARTE I.

terça-feira, 15 de março de 2011
OXIGÊNIO, GLICOSE, GORDURA E PROTEÍNA.
Para funcionar otimamente o cérebro necessita de um apoio nutricional de duas maneiras: Primeiro é alimentação adequada e, a capacidade de receber e responder à alimentação adequada. 

O cérebro precisa de quatro tipos básicos de alimentação de oxigênio, a glicose (açúcar no sangue), gordura e proteína. Vejamos como o OXIGÊNIO e a GLICOSE promovem impactos a saúde e funcionamento do seu cérebro:

Oxigênio
O cérebro é extremamente sensível à privação de oxigênio. Na verdade, o cérebro pode sobreviver apenas quatro minutos sem oxigênio, e então muitas vezes com danos irreparáveis. Adequada oferta de oxigênio depende de uma boa circulação. Primeiramente, os canais que transportam o sangue rico em oxigênio para o cérebro, ou seja, suas artérias, devem estar livres de aterosclerose para entregar oxigenação ideal para o cérebro. Além disso, os pulmões e glóbulos vermelhos saudáveis ​​também são elementos-chave na oferta adequada de oxigênio para o cérebro. (...mulheres deve estar particularmente atentas a este último, a deficiência de ferro, com ou sem anemia, pode levar à redução de oxigênio cerebral, menor produtividade, e baixo desempenho mental).

TENTE: Exercício (especialmente em ambientes externos, não poluído), mais respirações profundas durante o dia, pequenas quantidades de pimenta em sua comida, frutas frescas e vegetais podem melhorar a oxigenação do cérebro e, assim, a função mental.

Glicose
A preferência do cérebro é a glicose, embora também possa ajustar a queima cetonas, um tipo de metabólito de gorduras, para o seu combustível principal. Mas comer muito açúcar refinado, não é bom para o cérebro, como qualquer pessoa que tenha tido sonolência, mau humor ou outro tipo de fadiga mental depois de uma comer muitos biscoitos de chocolate sabe.

TENTE: Em vez de doces refinados, mantenha a liberação combustível ao cérebro mais lenta, com carboidratos complexos, como cereais integrais, frutas e legumes. [...] Comer frutas como quando você experimenta uma queda de energia no final da tarde ao invés de uma barra de chocolate ou biscoito vai lhe dar mais saciedade.

Em breve postagem acrescento o texto de Lonsdorf sobre GORDURA e PROTEÍNA. São dicas valiosas se colocadas em prática. PENSAMENTO SAUDÁVEL também é elemento chave à SAÚDE CEREBRAL. 

Fonte: Este foi parte do texto traduzido de Lancy Lonsdorf, MD.


1 comentários:

Anônimo at: 4 de maio de 2014 às 15:18 disse...

Adorei!! Ajudou bastante!

Postar um comentário