Google Analytics Alternative

PROPRIEDADES ANTICÂNCER DO ÁCIDO FÍTICO E BUTIRATO EM LEGUMINOSAS.

quarta-feira, 30 de março de 2011
Propriedades anticâncer de leguminosas...
A investigação científica continua a mostrar a ligação entre as escolhas alimentares e risco de desenvolvimento de câncer.

Pesquisadores descobriram poderosos efeitos anti-câncer do ácido fítico, uma substância encontrada nas leguminosas, e de butirato, um ácido graxo de cadeia curta produzidos no lúmen do cólon, como resultado do consumo de leguminosas.
O butirato é produzido no lúmen do cólon, como resultado da fermentação de bactérias encontradas em amido resistente de leguminosas. Os investigadores têm realizado estudos in vitro demonstrando o butirato estando associado à uma gama de propriedades quimio-preventivas, incluindo uma redução na proliferação das células cancerosas e de vasos sanguíneos que alimentam tumores.

O butirato também melhora as funções do sistema imunológico e tem efeitos antiinflamatórios... Um estudo no Journal of Nutrition comparou indivíduos com menor consumo de feijão com aqueles com o consumo mais elevado, aqueles com o maior consumo teveram uma redução muito significativa de 65% na recorrência de pólipos avançados do cólon. Butirato não é o único composto resultante do consumo de leguminosas; leguminosas também contêm antioxidantes e componentes que oferecem até mesmo proteção ao câncer.
O ácido fítico tem recebido críticas devido à sua ligação com minerais, podendo provocar  deficiências. Entretanto, preocupações com o ácido fítico e deficiências minerais são infundadas. Uma pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food encontrou aumento da densidade óssea com o aumento do consumo de alimentos que contêm fitato, como leguminosas. Outro estudo no Journal of Trace Elements in Medicine and Biology mostrou que, ou ácido fítico não tem efeitos negativos sobre o status mineral e que quantidades adequadas na dieta deve ser considerada favorável. Há um conjunto significativo de pesquisas disponíveis mostrando que o ácido fítico tem à saúde significativos benefícios, incluindo propriedades anti-câncer. [...]

As leguminosas são importantes na alimentação, contêm proteínas, ferro, ácido fólico, vitaminas B, zinco, fibras e antioxidantes. Leguminosas não só fornecem as propriedades anti-câncer, mas também a estabilizam os níveis de açúcar no sangue, fornecem saciedade e deve ser parte regular de uma dieta saudável na prevenção do câncer.

Fonte: Parte do texto traduzido em Natural news, Legume consumption offers powerful protection against cancer, autor T.M. Hartle, 30/03/11.

Acrescentando
Ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) são importantes para a manutenção da função e integridade da mucosa colônica. Os AGCC são formados no cólon através da fermentação bacteriana anaeróbica de carboidratos não digeridos e não absorvidos pelo intestino delgado. A maior fonte desses carboidratos presentes no cólon são as chamadas fibras dietéticas, que podem ser o amido resistente e a parede celular polissacarídica dos vegetais, também denominada de polissacárides não-amido. Proteínas e aminoácidos também contribuem, em menor proporção, como fonte de AGCC ramificados. Os principais AGCC obtidos a partir da fermentação das fibras dietéticas são o acetato, o propionato e o butirato.

O butirato é entre os AGCC o mais importante para a integridade do cólon, pois está intimamente relacionado com a proliferação, diferenciação e apoptose do colonócito, além da absorção de sódio, bicarbonato e água pelo cólon.

Fonte: TRAASSUMPCAO, Izaura Ramos; RODRIGUES, Maraci; BARBIERI, Dorina. Tratamento da retocolite ulcerativa inespecífica em criança com enemas contendo butirato: relato de caso. Arq. Gastroenterol., São Paulo, v. 36, n. 4, Dec. 1999,. scielo, access on 30/03/2011.

As atribuições ao ácido fitico é assunto controverso, o que você tem a acrescentar sobre o assunto? Deixe seu valioso comentário! 

0 comentários:

Postar um comentário