Google Analytics Alternative

QUANDO OS PROBLEMAS DE PELE ESTÃO NA CABEÇA!

quarta-feira, 2 de março de 2011
A sua pele pode reagir ao que lhe passa pela cabeça.
Provavelmente não ficará surpresa se lhe disser que os problemas de pele persistentes a podem fazer sentir-se mal. Mas e se eu lhe disser que o seu estado emocional pode causar problemas de pele persistentes?

É verdade. A sua pele pode reagir ao que lhe passa pela cabeça, e essa reação pode ir desde prurido/urticária até doenças como a psoríase e a acne – eventualmente até perda de cabelo. O stress, o choque emocional e as emoções negativas podem desencadear problemas cutâneos. Quando isso acontece e o seu médico procura a causa “patológica”, ele não encontra nenhuma. Pode até acontecer que lhe refira que “está tudo na sua cabeça”.

Tecnicamente, isso pode ser verdade … mas não da maneira que o médico está a pensar. Atualmente, os médicos entendem a associação entre a doença e o espírito. Por exemplo, aceitam o elo entre o stress emocional e a saúde cardiovascular. Mas muitos ainda não fizeram a associação com as manifestações cutâneas. E estas são um problema frequente. De facto, médicos espanhóis estudaram um grupo de pessoas com psoríase. Quase metade deles tinha um evento bastante stressante nos últimos seis meses antes de aparecerem as manifestações na pele. Isto era o quadruplo do que acontecia no resto da população. Outro estudo associou um choque emocional – mesmo que tenha acontecido há mais de um ano - a problemas de queda de cabelo. Não admira que os médicos falhem na descoberta desta associação!

A “psicodermatologia” não é propriamente uma ciência nova, pois tem mais de 20 anos. Mas não faz parte do treino médico. Esta é a razão pela qual apenas 18% dos dermatologistas tem um claro entendimento da “psicodermatologia”. Se a patologia da pele for causada pelo stress o exercício físico regular pode ajudar. A ingestão de melatonina – a nossa hormônio do sono – pode ajudar a ter um bom sono, o que alivia o stress. A suplementação com DHEA pode ajudar a minimizar os efeitos da cortisona libertada durante o stress.

Fonte: Texto de Dr Luiz Romariz.

0 comentários:

Postar um comentário