Google Analytics Alternative

EQUILÍBRIO NUTRICIONAL COM A LINHAÇA.

quarta-feira, 4 de maio de 2011
Alimento funcional, nas sementes da linhaça há nutrientes
que dão aporte nutricional extra.
Nas sementes, além de proteínas de fácil assimilação, contendo aminoácidos essenciais, entre eles arginina, glutamina, histidina, há vitaminas do complexo B, B1, B2, vitamina E, minerais como, ferro, zinco, em menores quantidades, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.

Segundo os estudos, nas sementes da linhaça há nutrientes que dão aporte nutricional extra à saúde e ainda podem prevenir alguns tipos de câncer, entre os nutrientes estão:

- As lignanas que desempenham papel importante na prevenção do câncer de mama e próstata; São fibras insolúveis que ligam-se aos ácidos biliares reduzindo sua absorção, ainda auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal;

- O ômega 3 ou ácido alfa-linolênico, que altera a composição das membranas celulares e inibe a formação de processos inflamatórios, podendo controlar o crescimento de células cancerígenas; Os ácidos graxos essenciais são precursores dos eicosanóides, hormônios que controlam e proporcionam o equilibrio hormonal e o controle de todas às funções vitais do organismo.

- A vitamina E é um potente antioxidante, que contribui para evitar o envelhecimento precoce.

- O cálcio é um dos minerais mais abundantes no organismo, 99% estão presentes nos tecidos duros, como ossos e dentes, 1% restante está no sangue, fluídos celulares. O cálcio é essencial para a formação e manutenção da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. Importante também para a coagulação sanguínea, liberação de hormônios, sendo o esqueleto o principal reservatório de cálcio no organismo.

- O ferro auxilia no armazenamento e transporte de oxigênio.

- O zinco ativa as papilas gustativas, auxilia na construção de tecidos e sistema imunológico, defesa do organismo, também é essencial para a reprodução, cicatrização, crescimento de unhas e cabelos.

Quais os benefícios de consumi-la como semente
O mais importante é que esteja bem conservada, seja fresca e que o consumo seja diário. As sementes são ricas nutrientes essenciais e é considerada um alimento biogênico. A semente de linhaça não contém glúten, tem um custo baixo e sabor agradável. As sementes de linhaça é rica em fibras e lignana. As fibras auxiliam no controle de peso e regularização do intestino. Estudos comprovam seus efeitos no controle e prevenção de risco de doenças cardiovasculares. A semente linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas... O melhor a fazer triture e consuma na hora.

Quais os benefícios de consumi-la como farinha
Fonte de fibras, mas como a maioria é parcialmente desengordurada, tem menor teor de ômegas 3, 6 (gorduras) e de lignanas se comparada a semente inteira. Controlar a porção. O aporte de fibras deve ser individualizado.

Quais os benefícios de consumi-la como óleo
Extraídos da semente de linhaça prensado a frio, além de ômega 3 e 6, é fonte de vitamina E, vitamina antioxidante, porém não devemos aquecer, suas propriedades são modificadas, oxida-se, ocorrendo perdas. Prefira os obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos químicos, só assim é uma ótima fonte de nutrientes, o principal é controlar a porção. Substituir o azeite para tempero de saladas é uma boa alternativa.

Qual a melhor forma de consumir a linhaça? Qual a porção ao dia?
Cerca de 2 colheres de sopa ao dia já são suficientes. A linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas... Também pode ser substituido o óleo ou gordura utilizada em uma receita, pela linhaça. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada/moída a porção que será consumida. Ácidos graxos se oxidam facilmente, após triturada a linhaça deve ser guardada sob refrigeração até cerca de 2 a 3 dias. Triturar para que as sementes inteiras que são resistentes ao processo de digestão possam disponibilizar seus nutrientes.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário