Google Analytics Alternative

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA 3 REDUZEM A SECREÇÃO DE MEDIADORES INFLAMATÓRIOS NO TECIDO ADIPOSO.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Ácidos graxos ômega-3 reduzem a secreção de mediadores inflamatórios no tecido adiposo.
 
Estudos têm estabelecido que a obesidade associa-se com inflamação crônica sistêmica de baixo grau, a qual pode desempenhar um papel causal na resistência à insulina, diabetes tipo 2 e outras complicações relacionadas ao excesso de peso. O status inflamatório elevado parece se originar da infiltração de macrófagos e outras células do sistema imune no tecido adiposo4. Pesquisas em nutrição têm se dedicado, por sua vez, a elucidar o papel de determinados nutrientes sobre a inflamação relacionada à obesidade.
 
As gorduras poli-insaturadas podem influenciar a inflamação por meio de diversas vias, muitas das quais são mediadas por mudanças na composição de ácidos graxos de membranas celulares. Segundo Calder (2010)1, tais mudanças alteram a fluidez da membrana, a sinalização celular e a expressão gênica, além do padrão de produção de mediadores lipídicos. Estudos documentaram os efeitos antiinflamatórios de ácidos graxos poli-insaturados da série ômega-3 (ω-3) no tecido adiposo, pela diminuição da produção de eicosanóides próinflamatórios como a prostaglandina (PGE2) e supressão da ativação do fator nuclear NF-κB, que é um desencadeador da inflamação crônica em indivíduos obesos3.
 
Contudo, os mecanismos pelos quais os ácidos graxos ω-3 modulam a secreção de adipocinas permanecem a ser elucidados3. Em um trabalho experimental, Siriwardhana et al. (2012)3 demonstraram que o ácido eicosapentaenoico (EPA) tem efeito anti-inflamatório direto, reduzindo a expressão e secreção de substâncias inflamatórias como angiotensina, interleucina-6 (IL-6) e proteína quimiotática de monócitos-1 (MCP-1), efeito este explicado em parte por sua ação inibitória sobre o NF-κB nos adipócitos.
 
Recentemente, outro alvo sob estudo é o GPR120, um receptor de ácidos graxos ω-3 cuja ativação inibe a sinalização inflamatória em macrófagos2. É possível que os ácidos graxos ω-3 possam, além de suprimir o NF-κB, ativar o GPR120, contribuindo para a regulação negativa de angiotensina, IL-6 e MCP-1. Pesquisas futuras deverão focar nos efeitos de ácidos graxos ω-3 mediados pelo GPR1203.
 
Além da modulação da secreção de adipocinas, EPA e DHA podem dar origem às resolvinas, que são mediadores bioativos relacionados à resolução da inflamação. Resultados de estudos experimentais demonstraram que as resolvinas reduzem a migração de neutrófilos ao local da inflamação, por meio da inibição da quimiotaxia e da expressão de receptores de adesão superficiais em neutrófilos, dentre outros mecanismos. Nos macrófagos, as resolvinas promovem a fagocitose de neutrófilos, e, além disso, promovem o clearance ativo de fagócitos do local da inflamação, facilitando a sua resolução5.
 
Em modelos experimentais de obesidade, as ações das resolvinas para promoção da resolução da inflamação estão sendo extensivamente estudadas. Os artigos publicados até o momento trazem evidências positivas, e os trabalhos que avaliaram a suplementação de ω-3 sugerem que a resolução da inflamação da obesidade através de mediadores lipídicos derivados destes ácidos graxos pode ser uma estratégia promissora para o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 25.
 
Conclui-se que os ácidos graxos poli-insaturados ω-3 possuem efeitos benéficos sobre a inflamação nos adipócitos, embora mais estudos em humanos devam ser realizados para explorar os mecanismos envolvidos. O consumo deste tipo de ácidos graxos, associado a hábitos de vida saudáveis, pode ser mais uma estratégia para contribuir para redução dos efeitos deletérios à saúde causados pela obesidade3.
 
Referências:
1) Calder PC. Omega-3 fatty acids and inflammatory processes. Nutrients 2010; 2(3): 355-374.
2) Oh DY, Talukdar S, Bae EJ, et al. GPR120 is an omega-3 fatty acid receptor mediating potent anti-inflammatory and insulin sensitizing effects. Cell 2010; 142: 687–698.
3) Siriwardhana N, Kalupahana NS, Fletcher S, et al. n-3 and n-6 polyunsaturated fatty acids differentially regulate adipose angiotensinogen and other inflammatory adipokines in part via NF-κB-dependent mechanisms. J Nutr Biochem 2012. [Epub ahead of print]
4) Sun S, Ji Y, Kersten S, et al. Mechanisms of inflammatory responses in obese adipose tissue. Annu Rev Nutr 2012. [Epub ahead of print]
5) Zhang MJ, Spite M. Resolvins: anti-inflammatory and proresolving mediators derived from omega-3 polyunsaturated fatty acids.
 
Fonte: Unilever health Institute, Gordura insaturada e inflamação na obesidade. Ácidos graxos ômega-3 reduzem a secreção de mediadores inflamatórios no tecido adiposo. Acesso em 12/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário