Google Analytics Alternative

ACRESCENTE CANELA NAS PREPARAÇÕES E OBTENHA SAÚDE.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Com um chá quentinho, acompanhando a banana e até mesmo num delicioso bolo. A canela dá um gostinho especial até nos pratos mais simples - e não é somente o paladar que esta especiaria agrada. Seja em pau ou em pó, a canela oferece diversos benefícios para a saúde. "Os óleos essenciais presentes na canela são os responsáveis por esses efeitos positivos, meia colher de chá do pó por dia são suficientes para sentir a diferença", afirma a nutricionista Viviane Pereira, da rede de lojas Mundo Verde.
 
Ajuda a controlar o diabetes
O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a canela é rica em cromo, um elemento químico que aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda no controle da glicemia do sangue. Segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, os baixos níveis de cromo no organismo também aumentam a intolerância à glicose. Outro estudo, realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia, indica que uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose no sangue. Participaram da pesquisa portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia colher de chá de extrato de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pacientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença.
 
Regula o colesterol
Um estudo realizado pela Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia da especiaria tem papel importante no combate ao colesterol. Após seis meses de estudos foi observado que 70% dos pacientes favoráveis a incluir canela na dieta tiveram uma redução de 10% dos níveis do colesterol ruim, 30% nos triglicérides (gorduras do sangue), e de 1% a 26% do colesterol total. Já os pacientes que não receberam a dose diária de canela não apresentaram melhora. Os pesquisadores acreditam que a redução obervada é resultado da ação dos antioxidantes, ativos no controle dos processos inflamatórios do organismo.

O nutrólogo Roberto Navarro explica que a ação antioxidante vem dos compostos bioquímicos fenólicos presentes na canela. "Quadros inflamatórios (como obesidade, diabetes, colesterol alto e síndromes metabólicas no geral) geram estresse oxidativo?, explica o especialista. ?Os antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis por esse processo." 
 
A polêmica da hipertensão
Alguns especialistas pedem que pacientes hipertensos evitem consumir canela, porque ela poderia atrapalhar no controle do problema. Enquanto isso, alguns estudos tentam provar o contrário: uma pesquisa recente, realizada pela Thames Valley University, de Londres, mostrou que indivíduos com diabetes tipo 2 observaram níveis de pressão sanguínea reduzidos ao consumir dois gramas de canela por dia. Mas ainda é cedo para afirmar que se trata de uma regra e, se a hipertensão arterial preocupa você, o ideal é perguntar a opinião do seu médico antes de consumir a especiaria, evitando qualquer tipo de alteração nos valores.
 
Fonte: Minha Vida, Coloque canela nas receitas e proteja a saúde. A especiaria ajuda no controle do colesterol e do diabetes. Acesso em 21/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário