Google Analytics Alternative

COM HÁBITOS SAUDÁVEIS IDOSOS PODEM AUMENTAR AINDA MAIS A EXPECTATIVA DE VIDA.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Um idoso que decide adotar uma vida mais saudável, mesmo já tendo passado pelos 75 anos de idade, também pode ter aumentada a sua expectativa de vida, sugere um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia. Segundo a pesquisa, mudanças adotadas em uma idade avançada, como emagrecer, parar de fumar ou deixar de beber excessivamente, podem estender a vida de uma pessoa mais velha em até cinco anos.
 
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Lifestyle, social factors, and survival after age 75: population based study
Onde foi divulgada: periódico British Medical Journal (BMJ)
Quem fez: Debora Rizzuto, Nicola Orsini, Chengxuan Qiu, Hui-Xin Wang e Laura Fratiglioni
Instituição: Instituto Karolinska, Suécia
Dados de amostragem: 1.800 idosos com mais de 75 anos de idade
Resultado: Pessoas com mais de 75 anos, mesmo que tenham uma doença crônica, podem viver até cinco anos a mais se adoterem hábitos como praticar atividades de lazer com frequência, não fumar ou largar o cigarro, consumir menos bebida alcoólica, não ter sobrepeso e seguir uma dieta correta

Essas conclusões foram publicadas nesta semana no site do periódico British Medical Journal (BMJ). No artigo, os autores explicam que já é sabido que um estilo de vida não saudável pode contribuir para a mortalidade de pessoas idosas e que hábitos saudáveis adotados ao longo de toda a vida reduz esse risco. No entanto, eram incertos os efeitos desses hábitos adotados pela terceira idade sobre a longevidade de um indivíduo.
 
Essa pesquisa analisou, ao longo de 18 anos, a sobrevivência de 1.800 idosos maiores do que 75 anos com base em fatores modificáveis, como comportamento, atividades de lazer, estilo de vida, profissão e relacionamento social. Até o final do estudo, 92% dos participantes morreram e metade viveu mais do que 90 anos.
Sobrevivência — As pessoas com maior expectativa de vida foram mais propensas a ser do sexo feminino, a ter um maior nível de escolaridade, a seguir hábitos saudáveis, como praticar atividade física, seguir uma alimentação correta e não ter sobrepeso, a apresentar melhores relacionamentos sociais e a participar mais frequentemente de atividades de lazer do que os indivíduos que viveram por menos tempo.
Segundo o estudo, esses idosos com o menor risco de mortalidade viveram, em média, quatro anos (para mulheres) e cinco anos (para homens) a mais do que os participantes com maior risco de morrerem — ou seja, aqueles que fumavam, bebiam excessivamente, não praticavam atividades físicas ou de lazer e tinham um pobre relacionamento social. Essa maior expectativa de vida foi observada mesmo se o indivíduo tinha mais do que 85 anos e apresentava alguma doença crônica.
 
A pesquisa também mostrou que, em média, os fumantes morreram um ano mais cedo do que o restante dos indivíduos — tanto aqueles que nunca fumaram quanto os que deixaram o cigarro após os 40 anos de idade. Isso sugere, segundo os autores, que parar de fumar na vida adulta reduz os efeitos do tabagismo sobre a mortalidade. “Nossos resultados mostram que estimular comportamentos de vida favoráveis, mesmo em idades avançadas, pode aumentar a expectativa de vida, provavelmente por redução da morbidade", concluem os autores.
 
Fonte: Veja, Estilo de vida saudável adotado já na velhice também aumenta longevidade. Hábitos como praticar atividades de lazer e não fumar, mesmo se seguidos após os 75 anos de idade, elevam em até cinco anos a expectativa de vida. Acesso em 07/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário