Google Analytics Alternative

CONSUMO REGULAR DE VEGETAIS DIMINUI O RISCO DE CÂNCER NO INTESTINO.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Os efeitos do consumo de frutas e vegetais no câncer colo-retal (CRC) parecem diferir por local de origem, segundo um novo estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association. Os pesquisadores descobriram que dentro do cólon proximal e distal, vegetais como couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e brócolisforam associados com diminuição do risco destes tumores. A diminuição do risco de câncer de cólon distal foi associada a comer mais maçãs, no entanto um risco aumentado para câncer retal foi encontrado com aumento do consumo de suco de frutas.
 
"Frutas e vegetais foram analisadas extensivamente em pesquisas nutricionais em relação ao CRC, no entanto, seu efeito protetor tem sido objeto de debate, possivelmente por causa de efeitos divergentes em diferentes locais do intestino grosso", comentou o pesquisador principal Professor Lin Fritschi, chefe do Grupo de Epidemiologia na Austrália Ocidental Institute for Medical Research, em Perth, Austrália Ocidental. "Pode ser que algumas das confusões sobre a relação entre a dieta e o risco de câncer são devidas ao fato de que estudos anteriores não levaram em conta o local do CRC. A replicação destes resultados em grandes estudos prospectivos pode ajudar a determinar se uma maior ingestão de vegetais é um meio para reduzir o risco de CRC distal."
 
Pesquisadores do Western Australian Institute for Medical Research, da University of Western Australia e da Universidade de Deakin investigaram a ligação entre frutas e legumes e três tipos de câncer em diferentes partes do intestino: o câncer de cólon proximal, câncer de cólon distal, e câncer retal. O estudo caso-controle incluiu 918 participantes com diagnósticos confirmados de CRC e 1021 participantes de controle sem histórico de CRC. Os indivíduos completaram questionários extensos médicos e nutricionais e foi atribuído um status sócio-econômico com base em seu endereço residencial.
 
O consumo de vegetais foi associado com a menor incidência de tumores do cólon proximal. Para câncer de cólon distal, frutos e hortaliças, legumes e verduras apresentaram uma diminuição do risco. Risco de câncer de cólon distal foi significativamente diminuído em associação com a ingestão de vegetais amarelos escuros e maçãs, embora tenha havido um aumento do risco de câncer retal com o consumo de suco de frutas. O risco de câncer de cólon e câncer retal proximal não foi associado com a ingestão de frutas e vegetais.
 
Estudos anteriores sobre o CRC não distinguiram entre os diferentes locais de origem dos casos de câncer no intestino grosso, embora seja de conhecimento dos cientistas que os tumores no cólon proximal desenvolvem caminhos diferentes daqueles do cólon distal e reto e que o risco de câncer varia de acordo com o local dentro do cólon. Mecanismos para efeitos diversos dos componentes da dieta em locais diferentes do intestino grosso ainda não foram determinados.
Os autores concluem que "a partir de um ponto de vista da saúde pública é mais fácil adaptar alimentos baseados em análises de recomendações dietéticas, em vez de simplesmente sugerir a ingestão de nutrientes."
 
Fonte: I Saúde, Consumo regular de frutas e vegetais diminui risco de câncer no intestino. Frutas e vegetais como couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e brócolisforam associados com diminuição do risco destes tumores. Acesso em 26/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário