Google Analytics Alternative

ESTRESSE INDUZ A RETENÇÃO DE SAL NO ORGANISMO.

domingo, 9 de setembro de 2012
Pesquisadores da Georgia Health Science University, nos EUA, descobriram que o estresse induz a retenção de sal no organismo, especialmente entre os negros.

O estudo mostra que, quando estressados, cerca de 30% dos negros retém uma quantidade de sódio muito grande, equivalente a comer uma pequena porção de batata frita.

"Esse padrão de resposta coloca essa população sob uma maior carga de pressão arterial ao longo do dia e, provavelmente, durante toda a noite, aumentando o risco de doenças cardiovasculares", afirma o pesquisador Gregory Harshfield.

Analisando jovens negros, os pesquisadores descobriram que em resposta ao estresse, eles retêm cerca de 160 miligramas de sal, e sua pressão arterial fica cerca de sete pontos mais alto que o normal e permanece elevada cerca de uma hora mais.

Ao longo do dia, esta resposta adiciona uma carga de sódio diária de cerca de 500 miligramas além do sal ingerido em dietas tipicamente ricas em sódio.

As autoridades recomendam uma ingestão diária de menos de 2.300 miligramas de sódio, mas o consumo médio é de cerca de 3.700 mg.

Segundo Harshfield, a pior notícia é que essa maior retenção é a provável causa de pressão arterial elevada mesmo durante o sono, que deveria ser um momento de recuperação para o corpo.

A pesquisa foi apresentada na Behavioural Economics, Hypertension Session of the Psychogenic Cardiovascular Disease Conference em Prato, na Itália.
 
Fonte: I Saúde, Estresse induz retenção de sal no organismo e aumenta pressão arterial. Quando estressados, cerca de 30% dos negros retém uma quantidade de sódio equivalente a comer uma pequena porção de batata frita. Acesso em 09/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário