Google Analytics Alternative

GORDURA "MARROM" CONSOME ENERGIA AO INVÉS DE ARMAZANÁ-LA.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Pesquisadores do Centro de Diabetes Joslin, nos Estados Unidos, identificaram duas vias moleculares que são fundamentais para ativar um tipo de gordura saudável encontrada no corpo. A descoberta pode desempenhar um papel importante na luta contra a obesidade e o diabetes.
 
A chamada gordura marrom, na verdade queima energia ao invés de armazená-la, como faz a gordura branca mais comum.
 
A equipe de pesquisa, liderada por Aaron Cypess, procurou saber mais sobre como crescer células de gordura marrom e identificou duas vias moleculares que levam a uma proteína chamada necdin que bloqueia o crescimento de gordura marrom.
Com essa informação, os pesquisadores puderam procurar maneiras de modificar as etapas ao longo dos caminhos, seja para estimular a outra proteína, chamada CREB, que desliga necdin, ou bloquear uma proteína diferente, chamada FoxO1, que estimula necdin.
 
Com base em estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que houve evidência de que os dois caminhos foram importantes para o processo de crescimento de gordura marrom. No trabalho atual, eles realizaram testes in vitro em diferentes linhagens celulares de gordura marrom de ratos. "Nós usamos diferentes drogas para estimular ou bloquear as vias de sinalização que achávamos importante. O resultado foi que definimos as duas vias. Encontramos o que faz com que algo aconteça para as células", disse Cypess.
Um caminho de ação de necdin começa com células de insulina e é executado através de proteínas chamadas Ras e ERK1 / 2 antes de chegar a CREB. O segundo também começa com a insulina e é executado através de proteínas chamadas P13-K e Akt antes de chegar a FoxO1.
Segundo os pesquisadores, com esta descrição mais detalhada das vias que levam ao tecido adiposo marrom, pode haver tentativas mais específicas para desenvolver intervenções usando essa gordura como um tratamento para obesidade e diabetes.
Uma intervenção pode ser crescer gordura marrom em um laboratório e transplantá-la para os corpos de pessoas que precisam dela. Outro poderia ser o desenvolvimento de drogas para estimular o crescimento desse tecido adiposo.

Aaron Cypess, líder da pesquisa
Série de estudos
Este é o último de vários trabalhos sobre a gordura marrom liderados por Cypess e a pesquisadora Yu-Hua Tseng. Em julho, eles mostraram que a gordura pode ser vista em exames de imagem em quase metade de todas as crianças e é mais ativa nas pessoas que são magras. De acordo com ele, a quantidade de gordura também aumenta nas crianças até a puberdade, quando começa a declinar.
Em 2009, demonstraram, pela primeira vez que a gordura marrom é metabolicamente ativa em humanos adultos. Anteriormente, os cientistas acreditavam que ela estava presente apenas em bebês e crianças.
 
Um estudo de 2008 descobriu que uma proteína chamada BMP7 poderia induzir a formação de gordura marrom. Outro estudo mais recente, de 2011, identificou células precursoras em ratos que podem ser desencadeadas por BMP7 e outros indutores.
 
Em relação ao pequeno número de pessoas em quem gordura marrom foi detectada no estudo de imagem de 2009, os pesquisadores acreditam que uma porcentagem muito maior de pessoas tenha gordura marrom, mas que ela não foi detectada porque os scanners não foram sensíveis o suficiente ou porque ela não estava ativa na maioria das pessoas.
 
De qualquer maneira, eles consideram o estudo da gordura marrom muito importante, pois oferece um potencial tratamento para a epidemia de obesidade. "A gordura marrom queima energia. É um tecido especial. Estes estudos abriram uma nova avenida para o tratamento da obesidade e suas doenças relacionadas. Este estudo nos ajudará a aprofundar a nossa compreensão da formação de gordura marrom e pode, no futuro, ser usado para desenvolver medicamentos ou outras intervenções para a obesidade. Mas ainda precisamos saber mais", afirmou Tseng.
 
Fonte: I Saúde, Vias moleculares ativam gordura saudável que auxilia na luta contra a obesidade. A chamada "gordura marrom" na verdade consome energia ao invés de armazená-la, como faz a gordura branca mais comum. Acesso em 21/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário