Google Analytics Alternative

LEITE EM PÓ FORTIFICADO COM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS BENEFICIA CÉREBRO E CORAÇÃO DE CRIANÇAS.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Cientistas da University of Kansas, nos Estados Unidos, descobriram evidências de que o leite em pó infantil fortificado com ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (LCPUFA) são bons para o desenvolvimento do cérebro e do coração.
 
No estudo randomizado e duplo-cego, 122 bebês nascidos a termo foram alimentados com um dos quatro tipos de leite em pó infantil desde o nascimento até os 12 meses, três com diferentes níveis de dois LCPUFAs (DHA e ARA) e uma fórmula sem LCPUFA, e testados aos quatro, seis e nove meses de idade.
Ao medir simultaneamente a frequência cardíaca e a atenção visual dos bebês enquanto eles olhavam para imagens de rostos humanos adultos, John Colombo e Susan Carlson descobriram que os bebês que foram alimentados com o leite em pó fortificado eram mais avançados e cognitivamente seus batimentos cardíacos foram mais baixos do que os dos bebês que foram alimentados com o leite em pó sem LCPUFA.
 
Descobriu-se que a fórmula com o menor nível de LCPUFA - 0,3% - era suficiente para produzir esses benefícios.
O estudo é o primeiro ensaio clínico randomizado de suplementação de DHA pós-natal para medir a atenção.
Colombo, um neurocientista especializado na medição do desenvolvimento neurocognitivo inicial, disse que os resultados adicionam à evidência crescente de que estes compostos nutricionais afetam positivamente o desenvolvimento cerebral e comportamental.
O DHA ou ácido docosa-hexaenoico é um ácido graxo de cadeia longa que afeta o desenvolvimento do cérebro e do olho, e os bebês o extraem de suas mães antes do parto e até dois anos. Mas a dieta americana é muitas vezes deficiente em fontes de DHA, como o peixe.
O ARA ou ácido araquidônico é outro LCPUFA que está presente no leite materno e no leite em pó infantil comercial.
 
O estudo foi projetado para examinar os efeitos do DHA pós-natal em níveis que descobriu-se que variam em todo o mundo, disse o professor de nutrição Carlson.
As colaborações e o trabalho anterior de Colombo e Carlson influenciaram os fabricantes de leite em pó infantil a começar a adicionar DHA em 2001.
 
Fonte: I Saúde, Leite em pó enriquecido beneficia cérebro e coração em desenvolvimento. Leite em pó infantil fortificado com ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa são bons para desenvolvimento destes órgãos. Acesso em 21/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário