Google Analytics Alternative

LER RÓTULO AUXILIA NO EMAGRECIMENTO.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, garante que ler os rótulos dos produtos alimentares está ligado à prevenção da obesidade, especialmente em mulheres.
 
A pesquisa, que usou dados da população dos EUA, sugere que os consumidores do sexo feminino que consultam os rótulos dos alimentos pesam cerca de 4 kg menos.
Utilizando dados do Inquérito Nacional de Saúde Anual (SNIS), realizado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os pesquisadores avaliaram informações de 25.640 hábitos alimentares e comerciais. Estes incluíram perguntas sobre se os participantes liam a informação nutricional em supermercados e quantas vezes faziam isso.
"Primeiro analisamos qual era o perfil de quem lia o rótulo nutricional na compra de alimentos e, depois, verificamos a relação disso com seu peso", explica a autora da pesquisa María Loureiro.
A equipe encontrou diferenças muito significativas entre os consumidores que leem os rótulos e os que não verificam os componentes nutricionais. Por um lado, o estudo mostra que a população que fuma presta muito menos atenção a essa informação. De acordo com o pesquisador, "o seu estilo de vida envolve hábitos menos saudáveis e, como consequência, poderia ser o caso de que eles não estão tão preocupados com o conteúdo nutricional dos alimentos que comem, é o que mostram os resultados".
Os resultados mostraram ainda que a população que mora na cidade (49% da amostra) leva mais em conta as informações nutricionais. Este também é o caso para aqueles com ensino médio (40% dos participantes) e estudantes universitários (17% do total da amostra).
De acordo com o sexo, 58% dos homens, ou leem habitualmente ou sempre leem as informações contidas nos rótulos nutricionais. No entanto, esta porcentagem é de 74% para as mulheres.
"Em geral, o impacto associado foi maior entre as mulheres do que nos homens. Em média, as mulheres que leem a informação nutricional têm um índice de massa corporal de 1,48 pontos mais baixos, e esta diferença é apenas 0,12 pontos nos homens", afirmam os autores.
 
"Sabemos que esta informação pode ser utilizada como um mecanismo para prevenir a obesidade. Temos visto que aqueles que leem os rótulos dos alimentos são aqueles que vivem em áreas urbanas, pessoas com ensino médio e educação. Como seria de esperar, portanto, campanhas e políticas públicas podem ser destinadas a promover a utilização da rotulagem nutricional nos cardápios em restaurantes e outros estabelecimentos públicos para o benefício de quem costuma comer fora", conclui Loureiro.
 
Fonte; I Saúde, Mulheres que leem rótulos nutricionais dos alimentos pesam 4 kg a menos. Trabalho comprova que hábito de ler os rótulos dos produtos está ligado à prevenção da obesidade, especialmente em mulheres. Acesso em 14/09/2012.

1 comentários:

Postar um comentário