Google Analytics Alternative

LOCALIZAÇÃO DA GORDURA CORPORAL PREDISPÕE AO DIABETES EM ADULTOS OBESOS.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Dr. Ian Neeland (a esq.), primeiro autor do estudo,
e Dr. James de Lemos analisam exame durante a pesquisa.
Cientistas do University of Texas Southwestern Medical Center, nos EUA, descobriram que a localização da gordura corporal pode determinar o risco de diabetes tipo 2 em pacientes obesos.
 
Os resultados mostram que indivíduos obesos com excesso de gordura abdominal visceral (ao redor dos órgãos) têm um risco maior de desenvolver a doença. Por outro lado, as pessoas com excesso de gordura abdominal subcutânea (debaixo da pele), não apresentaram maior risco para o diabetes.
"Entre os indivíduos obesos, não é necessariamente a quantidade de gordura que uma pessoa tem, mas sim onde a gordura está localizada que leva ao diabetes", afirma o autor sênior do estudo, James de Lemos.
 
Usando métodos de imagem para determinar a localização e a função da gordura corporal, os pesquisadores foram capazes de identificar pessoas obesas que estão em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 anos antes de a doença aparecer.
"Compreender as diferenças biológicas entre a gordura visceral e subcutânea pode ajudar os médicos a combater a epidemia de obesidade de forma mais eficaz. O risco para o diabetes varia muito entre diferentes indivíduos obesos, e este estudo sugere que, ao prever quem vai ter diabetes, pode ser possível atingir melhor aqueles em maior risco", afirma De Lemos.
 
O estudo examinou 732 adultos obesos, aqueles com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais, entre as idades de 30 e 65 anos, sem diabetes ou doença cardiovascular.
A equipe utilizou a ressonância magnética (MRI) e absortometria de raios-X, para determinar onde a gordura foi armazenada no corpo.
 
Quando os participantes retornaram para um seguimento após sete anos, os pesquisadores descobriram que 11% das pessoas testadas desenvolveram diabetes. Entre os participantes que tinham glicose normal, 39% desenvolveram pré-diabetes ou diabetes.
 
A análise mostrou que aqueles que desenvolveram pré-diabetes e diabetes apresentaram maior quantidade de gordura visceral e maior resistência à insulina em comparação com aqueles que continuaram saudáveis.
 
Fonte: I Saúde, Localização da gordura no corpo determina risco de diabetes em pacientes obesos. Pesquisa sugere que pessoas com excesso de gordura abdominal ao redor dos órgãos têm maior risco da doença. Acesso em 20/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário