Google Analytics Alternative

PESQUISA SUGERE POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURA BRANCA EM MARROM POR MEIO DE ATIVIDADE FÍSICA.

sábado, 8 de setembro de 2012
Pesquisa publicada na edição de setembro da revista Cell Metabolism revela que a atividade física pode transformar a gordura branca em marron ou, simplesmente, gordura ruin em boa. O estudo, feito em modelo animal por cientistas do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, demonstrou que essa transformação é possível devido à ativação de uma enervação e de um caminho bioquímico que começa no hipotálamo e que termina nas células adiposas brancas.
 
O processo foi observado quando os animais foram colocados em um ambiente mais rico, com maior variedade de características e desafios físicos e sociais. Camundongos foram colocados em recipientes contendo rodas de girar, túneis, cabanas, brinquedos e diversos outros elementos, somados a alimento e água em quantidades abundantes. Um grupo controle também foi exposto a água e alimento sem limites, mas em ambiente sem dispositivos para que pudessem se exercitar.
 
Segundo os cientistas, a maior transformação de gordura branca e marrom foi associada a um ambiente fisicamente estimulante, mais do que à quantidade de alimentos ingerida.
"Os resultados do estudo sugerem o potencial de induzir a transformação de gordura branca em gordura marrom por meio da modificação do nosso estilo de vida ou pela ativação farmacológica desse caminho bioquímico" , disse Matthew During, professor de neurociência e um dos autores do estudo.
 
 
Fonte: I Saúde, Atividade física estimula a transformação de gordura ruim em boa. Pesquisa desenvolvida na Universidade de Ohio poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para tratar a obesidade. Acesso em 08/09/2012.
 

0 comentários:

Postar um comentário