Google Analytics Alternative

POR QUE NOSSA PELE ENVELHECE.

sábado, 8 de setembro de 2012
Não adianta se preocupar exageradamente com o aparecimento das rugas e manchinhas na pele. Mesmo porque, isso só provocaria mais rugas, certo? Mas vamos ver a seguir o que podemos e o que não podemos fazer para cuidar melhor da pele e atrasar ao máximo essas marcas do tempo.
 
Existem dois grupos de fatores que contribuem para o envelhecimento da pele:
1- Fatores internos, determinados pela genética. É o que chamamos de envelhecimento intrínseco. Esse grupo de fatores foge completamente ao nosso controle.
2- Exposição a fatores do meio ambiente. Dependendo dos seus hábitos de vida, você pode apressar ou retardar o problema. É o envelhecimento extrínseco. É aqui que vale a pena você se cuidar mais. Vamos ver cada um deles em detalhes.
 
Envelhecimento intrínseco
Começa mais cedo do que muita gente imagina: pouco antes dos 30 anos. A produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele, diminui. A qualidade da elastina, fibra que dá elasticidade, também piora. Além disso, a pele já não se renova com a mesma velocidade.
Com o tempo, essas alterações ficam mais e mais intensas. Surgem rugas, a pele fica mais fina, perde a firmeza e resseca. Ainda acontecem outras alterações, como diminuição da quantidade de gordura sob a pele da face. As unhas ficam mais finas e surgem estrias longitudinais. Os cabelos também mudam bastante.
Envelhecimento extrínseco
Eis a lista de vilões do meio ambiente que apressam o envelhecimento da sua pele.
1 - Sol - De todos os agressores de sua pele, esse é o mais poderoso. A exposição ao sol causa manchas acastanhadas, vasinhos dilatados na face, pescoço e colo. A pele fica espessada e enrugada. Podem acontecer também problemas mais preocupantes, como câncer de pele. Esse processo de envelhecimento é lento. Muitas pessoas acham que os sinais da exposição ao sol surgem rapidamente, da noite para o dia. Não é verdade. O fato é que a agressão vai se acumulando sob a superfície da pele por anos, antes de se tornar visível. Chega um momento em que a pele não tolera mais a exposição aos raios ultravioleta. Nesse momento, mesmo uma rápida exposição pode deflagrar uma lesão visível: funciona como aquela gota d´água que faz transbordar um copo completamente cheio. Usando luz especial, o dermatologista consegue mostrar danos não visíveis a olho nu na superfície da pele.
Se você se expõe regularmente ao sol, prepare-se para se surpreender. Por isso, capriche no uso de um bom protetor solar, todos os dias. Aplique na face, pescoço, decote da blusa, braços e mãos. Use no mínimo um fator de proteção solar 15, e que proteja contra os raios ultravioleta A e B. Uma dica é deixar um frasco de protetor solar na bolsa, ou no carro. Assim você não esquece de aplicar o produto nas mãos e nos braços quando vai dirigir. Lembre-se: mesmo alguns minutos por dia de exposição ao sol sem proteção, somados por anos e anos, aceleram o envelhecimento da pele.
 
2- Expressões facias - Quando um músculo de expressão facial se contrai, repuxa a pele que o recobre. Pele jovem, com boa elasticidade, consegue ficar completamente lisa quando o músculo relaxa novamente. Conforme a pele perde a elasticidade, essa movimentação repetida causa sulcos, que se intensificam com o passar do tempo. Mais um motivo que comprova que não vale a pena ficar de cara amarrada. A propósito: se você é daqueles que fazem exercícios faciais para se manter jovem, pare agora.
 
3- Cigarro- O fumo, através de alterações bioquímicas, acelera nosso envelhecimento. Causa rugas e deixa a pele amarela e espessa. O momento de parar de fumar é hoje. Quando a pessoa pára de fumar, muitas dessas alterações podem ser revertidas. Saiba mais sobre o assunto na coluna Sua pele também reclama do cigarro.
 
4- Gravidade - É por volta dos 50 anos, quando a pele já perdeu boa parte de sua elasticidade, que a gravidade afeta nossa pele. A ponta do nariz cai, as orelhas aumentam, o lábio inferior fica maior. Reclamações nesse caso, só com Newton.
Mantenha sua pele saudável
 
Prevenção - Quem dera, mas não podemos parar o envelhecimento intrínseco. O que podemos sim, é prevenir os sinais do envelhecimento prematuro, com cuidados quanto à proteção solar, parando de fumar e, se for o caso, parando os exercícios faciais. É importante também caprichar na alimentação, beber bastante água e praticar exercícios físicos com regularidade. Vale a pena usar um bom hidratante facial, e cremes com ação anti-radicais livres.
 
Fonte: Veja, Parte do texto Por que nossa pele envelhece. Acesso em 08/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário