Google Analytics Alternative

PROTEÍNA DE SOJA REDUZ OBSTRUÇÃO DE ARTÉRIAS EM MULHERES NA MENOPAUSA.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Estudo realizado pela USC Keck School of Medicine, nos Estados Unidos revela dados promissores sobre os efeitos positivos de proteína de soja na redução da obstrução das artérias em mulheres no período da menopausa. Este foi o maior e mais longo estudo randomizado controlado realizado até hoje que investigou diretamente a eficácia do consumo de proteína de soja isolada sobre a progressão da aterosclerose.
 
"Estes resultados são consistentes e coerentes com o que temos aprendido através de pesquisas realizadas na década passada", disse Howard N. Hodis, da USC Keck School of Medicine e principal autor do estudo. "A literatura demonstra que há uma janela de oportunidades de potenciais efeitos benéficos de produtos que se ligam ao receptor de estrogênio sobre a doença cardíaca coronária, incluindo terapia de reposição hormonal, as isoflavonas de soja ou moduladores seletivos de receptor de estrogênio (SERMs), quando iniciado em mulheres dentro do período da menopausa que dura de 5 a 6 anos. "
 
A taxa de progressão da espessura da artéria carótida íntima-média (CIMT) tendeu a ser de 16% menor, em média, no grupo de proteína de soja contendo isoflavonas comparado com o grupo placebo. No entanto, entre as mulheres que estiveram na menopausa nos últimos cinco anos, o consumo isolado da proteína de soja foi associado a uma redução significativa de 68% na progressão de CIMT em comparação com aquelas que consumiram placebo.
Uma excelente conclusão foi observada neste estudo, (86,5% para o placebo e 91,0 % para a proteína isolada de soja).
"O elevado grau de adesão sugere que os produtos fornecidos pelo estudo clínico eram muito palatáveis e não foram associados com quaisquer efeitos adversos significativos, como confirmado pelos dados", disse Elaine Krul, nutricionista.
 
As mulheres participantes deste estudo eram "saudáveis" sem sinais prévios de doenças cardiovasculares, o que pode explicar a ausência de redução significativa nos lipídios do plasma que é visto em pessoas com níveis mais elevados de lipídios plasmáticos.
 
"Este estudo também mostrou um aumento significativo nos níveis de HDL, o "bom colesterol" em participantes que consumiram proteína de soja ", disse Krul. "Os resultados deste estudo reforçam que a proteína de soja pode oferecer benefícios para o segmento de mercado focado no envelhecimento saudável."
 
Fonte: I Saúde, Proteína de soja reduz obstrução de artérias em mulheres na menopausa. Taxa de progressão da espessura da artéria tendeu a ser de 16% menor em mulheres que consumiram a proteína de soja. Acesso em 24/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário