Google Analytics Alternative

RESVERATROL PRESENTE NO VINHO TINTO PROLONGA SENSAÇÃO DE ALÍVIO DA DOR.

domingo, 30 de setembro de 2012
Cientistas do Cathay General Hospital, na China, descobriram que um ingrediente encontrado no vinho tinto consegue prolongar a sensação de alívio da dor causada pela morfina em ratos resistentes ao tratamento.
 
Se confirmados em seres humanos, o resveratrol pode se tornar um suplemento para o manejo da dor clínica, especialmente em pacientes com dor crônica e grave que se tornaram tolerantes aos efeitos da morfina.
O líder do estudo Chih-Shung Wong e seus colegas projetaram experimentos para avaliar se e como o resveratrol afeta as respostas comportamentais da dor à morfina em ratos resistentes ao tratamento.
 
A morfina e os medicamentos relacionados com opióides desempenham um papel importante no tratamento de dor severa, incluindo dor de câncer e outras condições de dor crônica. No entanto, o desenvolvimento da tolerância, que exige doses muito mais elevadas para um controle eficaz da dor é um importante fator limitativo para sua utilização.
O resveratrol é um composto polifenol encontrado em muitos alimentos de origem vegetal, incluindo a pele das uvas. Estudos anteriores têm mostrado vários efeitos biológicos do resveratrol, incluindo antioxidante e anti-inflamatório, bem como efeitos protetores de sobre o sistema nervoso.
Depois de induzir a tolerância à morfina em ratos, os investigadores testaram as respostas dos animais à morfina, com ou sem o resveratrol.
Os resultados mostraram uma melhoria significativa dos efeitos da morfina em animais que receberam o composto polifenol. Em ratos tolerantes à morfina, a resposta de alívio da dor foi de cerca de 20% do normal. Em ratos que receberam resveratrol, as respostas à morfina foram restauradas para cerca de 60% do normal.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo revela que o resveratrol pode se tornar um suplemento para o manejo da dor clínica em humanos. No entanto, eles ressaltam que mais pesquisas são necessárias para determinar se alguma forma de tratamento com resveratrol pode ser útil na gestão da dor na prática clínica.
 
Fonte: I Saúde, Ingrediente encontrado no vinho tinto prolonga sensação de alívio da dor. Resveratrol pode se tornar suplemento para o manejo da dor clínica, especialmente em pacientes com dor crônica. Acesso em 30/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário