Google Analytics Alternative

ALERGIA ALIMENTAR.

terça-feira, 29 de outubro de 2013
Imagem: Medcenter
Alergia ou hipersensibilidade alimentar é a denominação utilizada para caracterizar as reações clínicas, locais ou sistêmicas, atribuídas à ingestão de proteínas alimentares. Essas reações são obrigatoriamente de caráter imunológico (diferente das intolerâncias e reações tóxicas), mediadas ou não por imunoglobulinas E (IgE).
 
Embora qualquer alimento possa desencadear as reações alérgicas, um grupo de oito alimentos responde por cerca de 90% dessas reações. Em razão de algumas características na estrutura de suas proteínas, leite de vaca,  ovo, soja, trigo, peixe, amendoim, castanhas e frutos do mar aparecem como os principais responsáveis pelas manifestações clínicas de alergia alimentar.
 
Deve-se investigar detalhadamente o alimento suspeito, a quantidade que foi ingerida, o tempo entre a ingestão e o aparecimento dos sintomas, grau e tipo de sintoma e fatores associados (ingestão de álcool, prática de exercícios....).
Em um caso de alergia alimentar, o sistema imunológico reage e identifica o alimento como agressor ao organismo, produzindo anticorpos denominados imunoglobulinas IgE, liberando histamina e demais elementos químicos com o objetivo de atacar o elemento "estranho".
 
Suspeitando que determinados alimentos não lhe fazem bem, ocasionando problemas crônicos como dores de cabeça, alterações no humor, dor e desconforto abdominal, diarreia ... procure através da tentativa e erro eliminar de sua rotina alimentar possíveis causadores.
- Para de consumir por uma semana os alimentos que suspeite que esteja lhe causando desconforto. Procure eliminar alimentos mais comuns causadores de alergia tais como leite e derivados, trigo e derivados.. ler o rótula faz todos sentido já que boa parte de alergênicos podem estar em ingredientes de produtos industrializados. Assim evitar alimentos industrializados também é viável.
- Observe como se sente na retirado de alimentos suspeitos, reduziu o inchaço abdominal? Dores de cabeça, cólicas ou diarreias não estão mais presentes?
 
Consulte um médico e nutricionista caso sintomas sejam recorrentes e crônicos, testes e exames detectam reações imunológicas e uma dieta específica com a retirada dos possíveis alergênicos com a devida inclusão de nutrientes irão proporcionar bem-estar.
 
Por Greice Caroline Baggio.
Carper, Jean. Editora: Campus.6ª edição. Alimentos o melhore remédio para a saúde.

0 comentários:

Postar um comentário