Google Analytics Alternative

CÉREBRO REALIZA LIMPEZA DE TOXINAS DURANTE O SONO.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013
O espaço entre as células do cérebro aumenta durante o sono, permitindo maior fluxo do líquido cefalorraquidiano
O espaço entre as células do cérebro aumenta durante o sono,
permitindo maior fluxo do líquido cefalorraquidiano.
O sistema glinfático funciona dez vezes mais durante o sono.
Assim, a função do sono restaurador pode ser uma
consequência do remoção de resíduos potencialmente
neurotóxicos que se acumulam no sistema nervoso central.
Uma boa noite de descanso pode, literalmente, limpar a mente. A afirmação é de pesquisa que usou ratos para mostrar, pela primeira vez, que o espaço entre as células do cérebro pode aumentar durante o sono, permitindo que o cérebro elimine as toxinas que se acumulam durante as horas de vigília. Estes resultados sugerem um novo papel para o sono na saúde e na doença.

"O sono altera a estrutura celular do cérebro. Parece ser um estado completamente diferente," disse do líder do estudo, Maiken Nedergaard. Durante séculos, cientistas e filósofos já se perguntavam por que as pessoas dormem e como isso afeta o cérebro. Só recentemente os cientistas mostraram que o sono é importante para o armazenamento de memórias. No novo estudo, os pesquisadores descobriram, inesperadamente, que o sono pode ser também o período em que o cérebro faz uma "faxina" nas moléculas tóxicas.

Os resultados mostram que, durante o sono, um sistema de encanamento chamado sistema glinfático é aberto, permitindo o fluxo de fluido rapidamente pelo cérebro. Segundo o estudo, o mesmo sistema ajuda a controlar o fluxo de líquido cefalorraquidiano (LCR), um líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal.

Os pesquisadores realizaram a injeção de corante na LCR de ratos e acompanhou a caminho deste corantes através dos cérebros enquanto monitorava simultaneamente a atividade elétrica cerebral. O corante fluiu rapidamente quando os ratos estavam inconscientes, adormecido ou anestesiado. Em contraste, quando os mesmos ratos estavam acordados, o corante fluía com mais dificuldade.

Ficamos surpresos com pequeno fluxo no cérebro quando os ratos estavam acordados, disse Nedergaard. Ele sugeriu que o espaço entre as células do cérebro mudou muito entre os estados conscientes e inconscientes.

Para testar essa ideia, os pesquisadores inseriram eletrodos no cérebro para medir diretamente o espaço entre as células cerebrais. Eles descobriram que o espaço no interior dos cérebros aumentou 60% quando os ratos foram anestesiados ou estavam adormecidos.

De acordo com os pesquisadores, células cerebrais, chamadas glia, controlam o fluxo através do sistema glinfático pelo encolhimento ou inchaço. Semelhante ao uso de anestesia, o tratamento dos ratos acordados com drogas que bloqueiam a noradrenalina (hormônio que também é conhecido para controlar o volume da célula) induziu à falta de consciência, ao aumento do fluxo de fluido cérebro e do espaço entre as células.

Estes resultados podem ter amplas implicações para vários distúrbios neurológicos, disse Jim Koenig, do National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS). Isto significa que as células que regulam o sistema glymphatic podem ser novos alvos para o tratamento de uma variedade de distúrbios.

 
Fonte: I Saúde, Cérebro realiza limpeza de toxinas durante o período do sono. Pesquisa sugere que o sono limpa o cérebro de moléculas prejudiciais associadas com a neurodegeneração. Acesso em 21/10/2013.

0 comentários:

Postar um comentário