Google Analytics Alternative

NAS UNHAS, SINAIS DO ESTADO NUTRICIONAL.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013
As unhas são formadas de uma proteína fibrosa denominada queratina e ajudam a proteger as pontas dos dedos das mãos e pés. Além disso, quando apresentam alguma irregularidade podem ser indicadores de algum problema de saúde ou deficiência nutricional (READER´S DIGEST, 2001).
 
Para mante-las sempre bonitas e saudáveis é preciso uma boa alimentação, pois manter bons hábitos alimentares auxilia no crescimento e na saúde das unhas, já que a falta de alguns nutrientes e vitaminas podem deixá-las quebradiças e frágeis (READER´S DIGEST, 2001).
 
A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha. A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. A deficiência de vitamina C e ácido fólico pode ter uma responsabilidade parcial pelo aparecimento de problemas nas unhas (READER´S DIGEST, 2001).
 
A biotina e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes (READER´S DIGEST, 2001).
Portanto é importante incluir alguns alimentos na rotina alimentar e garantir a saúde e beleza das unhas. São eles:
 
Fontes de vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.
Fontes de vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais.
Fontes de biotina: peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais.
Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite.
 
Existem algumas doenças relacionadas com as unhas, como:
- Síndrome da unha amarela: esta patologia é caracterizada por unhas rígidas e opacas, de cor amarelada, sem presença de cutícula, linhas transversais e longitudinais proeminentes, curvatura lateral exagerada e crescimento reduzido. A vitamina E em altas doses e por um longo período de tempo está sendo utilizada como tratamento para essa síndrome, porém o seu uso tem sido descrito como causador de sérios efeitos colaterais (KAMINSKY; CASTRO, 1994).
- Síndrome da unha frágil: conhecida pela diminuição da resistência ungueal e que acomete principalmente as mulheres. A exposição a agentes químicos, alguns cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem desencadear a síndrome da unha frágil (COSTA; NOGUEIRA; GARCIA, 2007). O tratamento é realizado através dou uso de biotina que apresenta melhora no quadro clínico (COSTA; NOGUEIRA; GARCIA, 2007).
 
Manter uma alimentação saudável e equilibrada garante a saúde para o corpo, por isso, a nutrição é fundamental para a vitalidade e aparência das unhas, pois quando bem tratadas e bonitas são consideradas sinais de beleza.
 
Referências Bibliográficas
COSTA, I.M.C.; NOGUEIRA, L.S.C.; GARCIA, P.S. Síndrome das unhas frágeis. An. Bras. Dermatol. Rio de janeiro, v. 86, n. 3, p. 263- 267, 2007.
KAMINSKY, S.; CASTRO, L.G.M. Síndrome das unhas amarelas: relato de um caso. An. Bras. Dermatol. Rio de janeiro, v. 69, n. 2, p. 115- 117, mar./abr., 1994.
READER´S DIGEST. O poder da cura de vitaminas, minerais & outros suplementos. 1º ed. Rio de Janeiro: Reader´s digest Brasil, 2001.
 
Fonte: RG Nutri, Nas Unhas, Sinais do Estado Nutricional. Acesso em 14/10/2013.

0 comentários:

Postar um comentário