Google Analytics Alternative

PREVINA A INTOXICAÇÃO ALIMENTAR EM BEBÊS.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Desinfecção de legumes pode prevenir intoxicação alimentar em bebês Charles Guerra/Agencia RBS
Legumes, que muitas vezes ficam expostos, devem ser devidamente
lavados antes de serem preparados, especialmente para crianças          .
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
 
A transição do leite materno para a alimentação sólida é uma fase importante da vida das crianças, pois é a partir desse período que elas passam a necessitar de um cardápio balanceado. Para isso, uma alternativa comum aderida por pais e mães é o uso das papinhas caseiras, mas, se os legumes e verduras que compõem a mistura não estiverem devidamente desinfetados, as papinhas que não forem cozidas corretamente podem ser grandes vilãs para a saúde dos bebês.
 
— Folhas e legumes podem conter bactérias causadoras de gastroenterites DTA's (Doenças Transmitidas por Alimentos) e, por isso, é extremamente importante que os pais criem o hábito de desinfetá-los— explica a farmacêutica Adriana Coppola Faria.
 
Para proteger a saúde a especialista indica o uso de bactericidas à frio, que não necessitem de enxágue e que tenham eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ela, somente assim o alimento fica 100% livre de bactérias, pronto para ser utilizado em papinhas caseiras. O mesmo procedimento serve para as frutas, que também podem causar as DTA's.
 
— O organismo de bebês e crianças ainda não está totalmente preparado para suportar uma carga bacteriana intensa e é por conta disso que quando eles ingerem alimentos infectados sofrem efeitos nocivos como vômitos, diarreia, desidratação, entre outros — completa Adriana.
 
Os hábitos diários de saúde dos pais como lavar sempre as mãos antes das refeições e após o uso de banheiros são medidas preventivas que podem diminuir as chances das bactérias chegarem aos alimentos dos filhos.
 
Fonte: Zero Hora, Desinfecção de legumes pode prevenir intoxicação alimentar em bebês. Alimentos que compõem as papinhas caseiras podem conter bactérias nocivas à saúde. Acesso em 14/10/2013.

0 comentários:

Postar um comentário