Google Analytics Alternative

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE VEGETAIS NO BRASIL.

terça-feira, 5 de novembro de 2013
O Brasil é um país que apresenta grande diversidade agro-ecológica e uma grande produção de hortaliças. Estudos recentes têm mostrado a importância dos vegetais em uma dieta saudável e prevenção de doenças degenerativas causadas por estresse oxidativo. As vitaminas e fitoquímicos, tais como ácido ascórbico, carotenóides, polifenóis e fibras foram consideradas como as substâncias bioativas responsáveis ​​por estes efeitos.
 
Os compostos fenólicos presentes em plantas têm atividades antioxidante e anti-cancerígenas. Neste sentido, alguns autores destacam a atividade antioxidante da curcumina, um composto fenólico natural de açafrão, que é responsável pela sua cor peculiar e importante antioxidante e atividades anticâncer.

No estudo, cúrcuma e alface apresentam a maior atividade antioxidantes pelo método de branqueamento, enquanto o nabo apresentou o menor resultado.


A recomendação para que você otimize o consumo de vegetais está muito bem documentada para a prevenção de doenças e proteção contra os danos causados por radicais livres.  

Por Greice Caroline Baggio.
Fonte: Estudo: Antioxidant Activity of Brazilian Vegetables and Its Relation with Phenolic Composition. Acesso em 05/11/2013.

0 comentários:

Postar um comentário