Google Analytics Alternative

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA YACON.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Apelidada popularmente de “insulina natural”, a batata yacon ganhou destaque depois que pesquisadores da Universidade de Fukushima, no Japão, encontraram nela uma substância semelhante à insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Esses estudos concluíram que o tubérculo, originário dos Andes, pode contribuir no tratamento de diabetes. O efeito benéfico decorre de uma interessante combinação de nutrientes. O  carboidrato presente ali, a inulina, é um tipo de açúcar de baixa caloria, que não promove picos de glicemia, embora garanta o aporte de energia necessário às atividades diárias. Além disso, fornece fibras alimentares, que estimulam a flora bacteriana intestinal — por isso ela também é indicada em casos de prisão de ventre e colesterol elevado. E ainda traz porções de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.
 
Alimento poderoso
Já ouviu falar em amido resistente? O nome é dado ao amido que resiste às enzimas digestivas. Ele estimula a atividade intestinal e desacelera o esvaziamento gástrico. Devido a estas características, reduz a quantidade de insulina em circulação e contribui para maior sensação de saciedade. Pesquisas revelam que o amido resistente pode colaborar na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. Suas fontes são tubérculos como batata e mandioca, leguminosas como feijão e grão-de- bico, além de cereais integrais. A batata yacon não fornece amido, mas outro componente que não fica nada a dever, a inulina. Por chegar íntegra ao intestino grosso, ela também  evita as perigosas altas nas taxas de açúcar.
 
Como consumir
Para se obter os melhores resultados, a batata yacon deve ser consumida crua como uma fruta, não frita ou cozida. Com aparência de batata-doce, ela tem a textura porosa e o sabor semelhante ao da pera. Coma de três a quatro fatias por dia. Ou faça um chá com suas folhas e tome duas vezes ao dia.
 
Tubérculo, originário dos Andes, a batata yacon pode contribuir no tratamento de diabetes. O efeito benéfico decorre de uma interessante combinação de nutrientes. O carboidrato presente ali, a inulina, é um tipo de açúcar de baixa caloria, que não promove picos de glicemia, embora garanta o aporte de energia necessário às atividades diárias. Além disso, fornece fibras alimentares, que estimulam a flora bacteriana intestinal — por isso ela também é indicada em casos de prisão de ventre e colesterol elevado. E ainda traz porções de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.
 
Salada com batata yacon
Ingredientes
  • ¼ de cabeça de aipo
  • ½ quilo de batata yacon pré-cozida
  • 250 g de batata comum
  • 250 ml de maionese light
  • 100 g de uvas-passas
  • 50 g de queijo cortado em cubos
  • Sal a gosto
 
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque as batatas yacon e comum e o aipo picados. Acrescente a maionese e misture tudo. Adicione o queijo e tempere com sal. Decore com uvas-passas, alface e salsinha. o suco de laranja e 1 xícara (chá) de água. Bata até ficar homogêneo. Reserve.  Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 1 minuto. Junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Despeje a batata batida e junte a hortelã e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando até engrossar. Retire do fogo. Transfira a sopa para uma tigela, espere amornar e misture a batata picada reservada. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enfeite com folhas de hortelã e sirva. 

Fonte: Revista Viva Saúde, acesso em 18/10/2013.

1 comentários:

{ Unknown } at: 18 de novembro de 2013 às 13:27 disse...

Olá e parabéns pelo seu blog,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.
Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.
E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

Estamos à sua disposição!

Tuasreceitas.com.br

Postar um comentário