Google Analytics Alternative

PARTICULARIDADES DOS QUEIJOS GORGONZOLA, FETA E GOUDA.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
O Queijo Gorgonzola, italiano, é conjuntamente com o francês Roquefort um dos queijos com maior notariedade no planeta, elaborado a partir de leite de vaca, no Vale do Pó com relatos do ano 880 da era cristã, com sua denominação original de “Stracchino di Gorgonzola”. Conhecido genericamente como queijo azul, pelo abundante crescimento do mofo Penicillium roqueforti, de tonalidade azul-esverdeado, com sabor e aroma característico, tendendo ao picante, dependendo de qual momento será degustado.

O crescimento do mofo se completa por volta dos 30 dias de maturação, momento em que normalmente o queijo é embalado em papel alumínio, inteiro ou em fatias, armazenado sob refrigeração até o momento ideal de sua degustação, que deve ocorrer normalmente por volta de 45 a 50 dias (momento no qual a ação proteolítica e lipolitica, promovida pelas enzimas secretadas pelo Penicillium, se encontra estabilizada).
  
O queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura.

Na Grécia as ovelhas e as cabras não vivem em áreas fechadas onde lhes são dados alimentos específicos. Crescem livremente e alimentam-se da vegetação das montanhas, rochedos, colinas ou áreas planas. Os rebanhos têm de andar de um lado para o outro e, por vezes, percorrem grandes distâncias, de modo a encontrarem uma maior quantidade e diversidade de vegetação. Esta mobilidade ajuda-os a alimentarem-se de vegetação mais variada, já que os arbustos e as ervas aromáticas são abundantes na Grécia. Os sabores ricos dos seus alimentos são transmitidos para o queijo feito do leite destes animais. É esta a razão que faz com que o queijo feta detenha um sabor particular das áreas onde é produzido.

O queijo feta é colocado em recipientes de madeira ou plástico para maturar. A maturação faz-se em duas fases. Primeiro o queijo tem que ficar 15 dias sob condições de temperatura e humidade controladas. A segunda fase tem lugar em refrigeradores com uma temperatura estável e tem uma duração superior a 30 dias. O uso de conservantes não é permitido na produção deste queijo.

Alguns países tentaram fazer uma imitação do queijo feta usando leite de vaca. De modo a produzirem algo similar tiveram que usar corantes para o tornar branco. Como as cores artificiais não se mantêm muito tempo, aqueles queijos facilmente perdem a cor branca e começam a ficar com uma cor amarelada. Também o leite de vaca é gordo e assim, o queijo produzido com ele, contém mais gordura. E é claro que não se pode, sob quaisquer circunstâncias, produzir um queijo com o sabor e aroma do verdadeiro queijo feta, o qual é o resultado das ervas e arbustos encontrados nas terras gregas.

O queijo feta é exportado para diversos países. Este produto originário da Grécia vem num pacote onde aparece a figura da bandeira grega. A embalagem contém ainda informação sobre o tipo de leite usado e a zona em que foi produzido.
 
O Gouda é um queijo de massa firme e prensada, textura lisa, com pequenas olhaduras regulares, sabor tendendo ao avelã, quando maturado.

No Brasil é um queijo produzido de forma similar ao queijo Prato, mas com características típicas como uma massa mais untuosa, sabor suave ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina, apresentando olhaduras ou não.
 
Fonte: Queijo no Brasil, acesso em 02/12/2013.

0 comentários:

Postar um comentário