Google Analytics Alternative

RECEITAS COM BATATA YACON.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
 
O yacon é um tubérculo originário na região dos Andes . É considerado agradável devido ao seu sabor adocicado e, devido ao seu alto teor de água, deixando uma sensação refrescante depois de ser consumido. O yacon é um tubérculo de baixo valor calórico, textura suculenta e armazena carboidratos principalmente na forma de frutooligossacarídeos.
SALADA DE BATATA YACON
Ingredientes:
400 gramas de Yacon
300gramas de alface americana cortada
2 unidades de pepino japonês
300 gramas de agrião
12 unidades de tomate uva ou sweet grape
10 unidades de azeitona preta sem caroço
Modo de Preparo:
Higienize o yacon, os pepinos, a alface, os tomates e o agrião. Descasque o yacon e corte-o em quadrados pequenos, reserve. Descasque os pepinos, fatie, reserve. Separe as folhas da alface americana e corte-as, reserve. Separe as folhas dos caules do agrião e reserve. Mantenha a salada na geladeira até à hora de servir.
 
SUCO DE MELÃO COM BATATA YACON
Ingredientes:
2 xícaras de chá de melão picado
1 batata yacon média
10 folhas de hortelã
1 xícara de água de coco
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador

RECEITA DE ROBALO GRELHADO COM BATATA YACON
 Ingredientes:

1 quilo de robalo
500 gramas de batatas yacon descascadas e cortadas ao meio
Meio pote de manteiga sem sal em temperatura ambiente
10 folhas de manjericão
2 dentes de alho
1 cebola pequena cortada em quartos
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de coentro
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa páprica
Um quarto de pimenta jalapeno pequena sem sementes e picada
1 colher de sopa azeite
 
Modo de Preparo:
Em um processador de alimentos, pique o manjericão, a salsa e o alho. Junte a manteiga aos demais ingredientes que estão no processador e pique até misturar bem os ingredientes e se formar uma manteiga de ervas e alho. Em uma frigideira aqueça o óleo em fogo médio. Adicione o coentro, o cominho, a pimenta jalapeno, a páprica e mexa muito bem por trinta segundos. Em seguida, junte a cebola e a batata yacon, mexendo sempre até que a cebola comece a libertar seus aromas. Adicione a mistura de manteiga de ervas e alho. Deixe levantar fervura, baixe o fogo, tampe a frigideira e cozinhe até que as batatas yacon fiquem macias, o que deverá demorar aproximadamente uns 15 minutos. Pré-aqueça a grelha onde irá cozinhar o robalo em fogo médio-baixo. Esfregue o robalo com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve para assar na grelha e cozinhe por cerca de 6 a 10 minutos de cada lado, dependendo da espessura do seu peixe. O peixe deve ser firme, mas não muito seco. Sirva de imediato com as batatas yacon e o molho.
 
BATATA DE YACON SAUTÉ
Ingredientes:
1 batata yacon
1 a 2 dentes de alho amassados ou picados
Fio de azeite
 
Modo de Preparo:
Descasque as batatas yacon e corte em cubos médios; deixe tudo mergulhado na água. Esquente a frigideira e adicione fios de azeite. Coloque as batatas e o alho; deixe dourar. Polvilhe uma pitada de gersal por cima e sirva com azeite de hortelã ou outro de sua preferência.
 
Fonte: Dietética, acesso em 02/12/2013.

0 comentários:

Postar um comentário