Google Analytics Alternative

COMBINAÇÃO NACIONAL.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Comum no dia a dia de muitos brasileiros, o arroz com feijão fornece importantes reforços ao organismo.

A mistura é mais do que popular no Brasil: simplesmente não pode faltar à mesa! Além de formarem uma combinação perfeita, feijão e arroz fornecem nutrientes capazes de fortalecer a saúde. “O arroz é um alimento rico em carboidrato, nutriente que o organismo usa como fonte primária de energia. O feijão possui proteína, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco. A combinação faz desse prato uma ótima fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, destaca a nutricionista Patrícia Fan.

Branquinho de todo dia
Não importa qual seja o acompanhamento, o arroz é sempre bem vindo. Seu nutriente mais importante é o carboidrato, essencial para a realização das atividades do dia a dia. “O carboidrato é quebrado em glicose para fornecer quase toda a energia que o corpo necessita durante o dia, além de glicogênio (forma de armazenamento de glicose no fígado e nos músculos). O carboidrato também regula o metabolismo de proteínas e gorduras, poupando-as de serem usadas como fonte de energia”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Além de tudo isso, por ser fonte exclusiva de energia para o cérebro, o carboidrato também é importante para o funcionamento do sistema nervoso. Existem, basicamente, dois tipos de carboidratos: simples e complexos. Os simples são aqueles presentes nos doces, frutas, arroz branco, já os complexos (presentes no arroz integral) são metabolizados aos poucos pelo organismo, evitando picos de glicose e dando sensação de saciedade. Para não correr o risco de exagerar no consumo de carboidratos, prefira o arroz integral que, além de possuir menores concentrações desse nutriente, ainda conta com elevada quantidade de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e promovem equilíbrio das funções do organismo.

Por que o “carioca”?
O feijão carioca é o mais consumido pelos brasileiros, principalmente para fazer par com o arroz. Porém, o porquê do nome dessa variedade pouca gente conhece: é devido aos desenhos que se formam em sua casca, que lembram as ondas do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Famoso Complemento
Adicionar colheres de feijão às refeições significa adquirir nutrientes como ferro, essencial para o transporte de oxigênio das células através das hemoglobinas do sangue; magnésio, importante para a manutenção dos músculos e ossos; potássio, que regula a atividade neuromuscular e controla a pressão arterial; e zinco, que faz parte da estrutura óssea, além de participar do metabolismo de diversos nutrientes e síntese de DNA. O feijão é ainda excelente fonte de proteína. “É um nutriente estrutural e faz parte de toda a formação do nosso corpo. Músculos, órgãos, hormônios, enzimas, unhas, cabelos, pele, precisam desse nutriente para manterem a sua integridade”, esclarece patrícia. Quando consumido junto com o arroz, a proteína do feijão, rica em lisina, liga-se com aminoácidos como metionina e cistina presentes no arroz, garantindo uma eficiente combinação. As fibras também estão em boa quantidade no alimento, proporcionando saciedade e benefícios ao intestino.

Muitos Nutrientes em um só Prato
Arroz + Feijão

Proteínas, potássio, fibras, magnésio, ferro, zinco e carboidratos.

 
Arroz com Feijão e Couve
Ingredientes:
Alho amassado                                            1 colher (chá)
Cebola picada                                             1 xícara (chá)
Caldo de carne                                            1 tablete
Ovos                                                           4
Azeite                                                         1 colher (sopa)
Sal e pimenta do reino                                 a gosto
Arroz integral cozido com sal e temperos      1 xícara (chá)
Feijão carioca cozido sem sal e sem caldo    1 ½ xícaras (chá)
Couve rasgada                                            10 folhas

Preparo:
Refogue a cebola e o alho.
Misture o caldo de carne.
Puxe o refogado para o canto da panela e abaixe o fogo.
No centro da panela, coloque os ovos, fure as gemas com um garfo e frite até ficarem firmes.
Coloque os ovos sobre o refogado.
Coloque o azeite, a pimenta, o sal, o arroz e o feijão no centro da panela e refogue.
Misture com os ingredientes reservados no canto.
Puxe tudo para o canto de novo e, no espaço vazio, refogue a couve por 5 minutos, sem parar de mexer.
Misture tudo e sirva.
 
Fonte: O Poder dos Grãos e Cereais – Editora Astral.

0 comentários:

Postar um comentário