Google Analytics Alternative

LINHAÇA PARA REDUZIR O COLESTEROL.

terça-feira, 15 de abril de 2014
Auxilia na redução do colesterol
A
linhaça é um alimento de origem vegetal que protege a saúde do coração, principalmente devido à presença do ômega 3 e de ligninas (uma fibra igual à que encontramos na aveia e em outros cereais). A função do ômega 3 é de ser um mediador das reações inflamatórias e evitar que as células enferrujem (ação antioxidante), o que garante que as taxas de colesterol ruim (LDL) sejam reduzidas e, como consequência, diminuam os riscos de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares. Por fim, a semente também tem uma ação hipolipidêmica, ou seja, seu consumo regular é capaz de reduzir a gordura no sangue.

Cuidados na hora de consumir
Todo alimento tem sua quantidade calórica específica e é bom lembrar que tudo na alimentação deve ser consumido com equilíbrio e, se possível, com a orientação de um nutricionista. Ainda não se tem comprovado a quantidade específica sobre o consumo da semente de linhaça, principalmente quando associada com sementes oleaginosas, o que acontece na composição da ração humana. Entretanto, numa dieta equilibrada, recomenda-se o consumo de duas colheres das de sopa (10 g) de linhaça por dia, o que equivale a 100 kcal.

Prefira a farinha
Quando se consome a semente inteira (in natura), o organismo dificilmente é capaz de quebrá-la para o melhor aproveitamento, de forma que não é possível absorver os benefícios da semente por completo. Logo, a maneira ideal de consumir esse alimento é cru, integral e triturado (transformado em farinha), principalmente se isso puder ser feito na hora.

Os hormônios passam a ter maior equilíbrio
Segundo a pesquisadora canadense Lilian Thompson, as ligninas (fibras) encontradas na linhaça são metabolizadas pelas bactérias intestinais formando substâncias químicas semelhantes aos estrógenos. O estrógeno é um hormônio encontrado no corpo da mulher, responsável pela proliferação e crescimento de células que formam as características sexuais. Assim, essas substâncias funcionariam como um protetor para as células mamárias, podendo prevenir o câncer de mama.

Tem a soja como aliada
Tanto a linhaça quanto a soja são alimentos fitoestrógenos: têm ação fito-hormonal. Porém, cada uma tem propriedades particulares. Consumo, indicação e quantidade devem estar de acordo com o plano alimentar de cada um. Indica-se procurar seu nutricionista.
 
Fonte: Revista Viva Saúde, acesso em 15/04/2014.
 

1 comentários:

{ Unknown } at: 7 de maio de 2014 às 15:05 disse...

Muito bom!! Por isso que eu amo alimentos de soja, principalmente o AdeS.

http://pt.wikipedia.org/wiki/AdeS

Postar um comentário