Google Analytics Alternative

APROVEITE OS BENEFÍCIOS DAS FRUTAS SECAS: UVA PASSA, DAMASCO E FIGO.

terça-feira, 22 de julho de 2014
Que tal aproveitar o calor para consumir frutinhas? Às vezes, não é muito fácil transportá-las in natura, principalmente para o local de trabalho. Por isso, uma boa dica é levar na bolsa pequenas porções das versões secas, como as de uva-passa, damasco e figo. Elas são ricas em nutrientes e podem ajudá-la a manter a dieta. Daisa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti, conta aqui os benefícios dessas delícias.

Uva-passa Ela é grande fonte de vitaminas, principalmente as do complexo B, que têm muitos benefícios, como a produção de substâncias relacionadas ao bem-estar. Entre os minerais, o destaque fica com o potássio, que evita cãibras e regula a pressão sanguínea. E tem também muitas fibras, que ajudam a manter o intestino em um ritmo saudável. Além disso, geram sensação de saciedade, o que contribui para o emagrecimento. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade. Em 100 g há 296 kcal. Não ultrapasse 7 unidades por dia, ok! Nesse calor, que tal preparar uma refrescante salada de abacaxi picante com uva-passa e temperinhos?


Ingredientes
. 1 cebola roxa pequena cortada em rodelas finas
. 1 abacaxi
. 1 colher (sopa) de salsinha picada
. 1 colher (sopa) de coentro picado (opcional)
. 3 colheres (sopa) de uvas-passas deixadas de molho por 1 hora
. 1 boa pitada de páprica picante
. 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
. 1 pimenta-dedo-de-moça sem semente em cubinhos
. Sal a gosto
. 1 colher (sopa) de gengibre ralado

Modo de preparo
Deixe a cebola de molho em água por 2 horas. Parta o abacaxi ao meio no comprimento. Com uma faca bem afiada, retire a polpa delicadamente, contornando a casca. Faça uma cavidade para servir a salada. Corte a polpa do abacaxi em cubinhos e reserve. Em um recipiente, coloque a fruta e misture as ervas, a uva-passa, a cebola, a páprica e o azeite. Por último, esprema o gengibre ralado e utilize o suco para misturá-lo com os outros ingredientes. Misture bem a salada e deixe marinar por no mínimo 3 horas na geladeira. Sirva dentro do abacaxi, acompanhada de salada de folhas verdes com vinagrete de maracujá.


Damasco seco Essa é outra delícia para incluir no seu cardápio! “É rica em licopeno e vitaminas A e C – nutrientes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, ajudando na renovação das células e evitando o envelhecimento precoce”, explica a especialista. Tem também vitamina B2, que deixa lindos o cabelo, as unhas e a pele. Quantas calorias tem? Cerca de 100 g contêm 240 kcal, por isso, não abuse. Uma porção com 5 unidades por dia está de bom tamanho. Além de consumir a fruta como lanchinho, você pode usá-la em receitas leves, como nessa musse de iogurte,


Ingredientes:
· 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
· 2 potes de iogurte natural
· 1 envelope de gelatina incolor
· 1 xícara (chá) de leite
· 5 colheres (sopa) de açúcar
· 8 colheres (sopa) de geleia de damasco
· 8 damascos
· 1 xícara (chá) de água
· 1 colher (sopa) de licor de laranja

Modo de preparo:
No liquidificador bata o suco de laranja, o iogurte, a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem, o leite e o açúcar. Distribua em taças individuais e cubra com a geleia de damasco. Hidrate os damascos na água durante 15 minutos. Leve ao fogo e cozinhe durante cinco minutos. Junte o licor de laranja, deixe esfriar e ponha sobre a musse. Para a geleia de damasco, cozinhe-os e bata com licor de laranja no liquidificador.


Figo seco Ficou esgotada (o) com os exercícios físicos na academia? Então coma uma porçãozinha de figo seco. Essa frutinha ajuda a repor vários minerais perdidos com o suor da malhação. Assim como o damasco, o figo contém também substâncias antioxidantes. E é rico em fibras, que se concentram principalmente na sua casca. “Além de emagrecer, esse nutriente diminui o risco de câncer de cólon e auxilia a normalizar os níveis de colesterol e glicose no sangue”, completa a nutricionista. Uma porção de 100 g tem 249 kcal, por isso, consuma apenas 4 unidades diárias. Uma boa ideia é inclui-lo na granola.

Fonte: M de mulher

0 comentários:

Postar um comentário