Google Analytics Alternative

CUIDADO COM OS CORANTES.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Você gostaria de alimentar seus filhos com um ingrediente derivado do alcatrão de carvão? Não? Pois é exatamente isso que você pode estar fazendo, se deixá-los consumirem alguns produtos artificialmente coloridos com a cor laranja ou amarela, incluindo refrigerantes, salgadinhos (Doritos ou Cheetos, por exemplo) e uma variedade de outros itens.

A tartrazina (corante industrial), é um ingrediente comum em todos estes alimentos. Segundo um estudo de 2007 da Agência Alimentar do Reino Unido, a tartrazina, também conhecida como E102 ouAmarelo 5, foi um dos corantes ligados à hiperatividade em crianças.

Atualmente, não é difícil observar crianças pequenas consumindo alguns tipos de salgadinho ou doces que contenham esta substância. O problema é que além da hiperatividade, a tartrazina pode causar enxaquecas e reações de natureza alérgica, entre as quais, asmabrônquica e urticária, que são as famosas coceiras e vermelhidões que aparecem em crianças.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga as empresas fabricantes de alimentos que contenham na sua composição a tartrazina, de declarar na rotulagem, especificamente na lista de ingredientes, o nome do corante por extenso.

Geralmente, você irá encontrar nos produtos as seguintes mensagens: “Aromatizado e Colorido Artificialmente” e na lista de ingredientes “Corante Artificial Amarelo” ou “Amarelo 5” ou “Yellow 5”.

IMPORTANTE: Além das crianças, alguns adultos também possuem reações alérgicas devido a tartrazina. Fique de olho! Você pode ser um deles.

Portanto, se você tem ou conhece alguma criança que apresenta algum dos problemas citados acima, a má alimentação pode ser uma das causas da enfermidade.
Lembrando que é imprescindível procurar um profissional de saúde da sua preferência, antes de tomar qualquer medida restritiva na alimentação de uma criança.

Fonte: Libero Alimentos

0 comentários:

Postar um comentário