Google Analytics Alternative

LONGE DO ADOÇANTE.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Para quem começa uma dieta para emagrecer, uma das primeiras medidas a serem tomadas é substituir o açúcar pelo adoçante, mas será que é saudável fazer isso, e realmente vai ajudar?

Recentemente foi publicado um estudo que descobriu que o uso regular de adoçantes (sacarina, aspartame e sucralose) podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade. Verificou-se que os adoçantes artificiais são absorvidos no intestino e que causam um desequilibro na flora intestinal, pois aumentam a produção de hormônios que atrapalham a ação da insulina, que tem como função captar a glicose do organismo e assim manter os níveis adequados de açúcar no sangue.

Observa-se um comportamento em algumas pessoas que utilizam adoçantes regularmente de sentir a necessidade de aumentar a quantidade no consumo e o organismo vai pedindo cada vez mais. Isso pode ter relação com o que o estudo nos mostrou.

Outro ponto importante a ser comentado é que esse estudo não avaliou pessoas com diabetes e por esse motivo o ideal é que utilizem quantidades moderadas, sem excesso. Talvez seja interessante para alguns casos de diabetes usarem adoçantes naturais, como o esteviosídeo por exemplo. Consulte seu médico e veja qual a melhor opção para o seu caso.

E para aqueles que não são diabéticos e desejam emagrecer de forma saudável, seguem algumas dicas:

- Prefira o açúcar mascavo. Ele tem mais nutrientes. Porém a quantidade de calorias é a mesma do que o açúcar refinado. Modere na quantidade! Se você não resiste ao cafézinho com açúcar pela manhã, 1 colher de chá do açúcar mascavo é suficiente.

- Prefira bebidas que não precisam ser adoçadas, como água de coco, suco de fruta natural (laranja, melancia, melão, etc.)

- Leite com achocolatado não precisa adoçar, certo? Se pra você é necessário, prefira um achocolatado light que atenda melhor o seu paladar.

- Capriche no consumo de água, para que não seja necessário consumir outros líquidos que você precise adoçar.

0 comentários:

Postar um comentário