Google Analytics Alternative

ESCOLHA COMO REPOR SEU COLÁGENO.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014
A principal função do colágeno é dar aquela firmeza à pele. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade - coisa que a gente detesta, não é mesmo?

Para começar, é importante dizer que o colágeno é uma proteína. Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo. "O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões", explica Ione Leandro de Queiroga, nutricionista da Onvittá by Onodera(SP). 

Segundo Gabriela Soares Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos (RJ), o colágeno também contribui muito para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos.

Já que desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. Ainda segundo Gabriela, ele passa a ter menor produção por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. "Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos", completa a especialista Ione Queiroga.

Quando começar a se preocupar?
Engana-se quem acredita que a suplementação de colágeno é uma necessidade exclusiva das mulheres maduras. E, se apenas a ideia de prevenção não a convence a começar antes, outros dados podem ajudar. "Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, 30 anos, o organismo já começa a diminuir a produção do nutriente", destaca Daniela Hueb, nutróloga (SP). 

E não se trata apenas de uma questão de idade. Fatores externos também podem refletir negativamente nos níveis da proteína. "Hábitos como o tabagismo e a exposição solar excessiva reduzem a oferta de colágeno no organismo, afetando a sustentação e a elasticidade da pele. Isso sem falar do estresse, que causa o envelhecimento precoce das células e consequente perda do nutriente", comenta Beatriz Botequio de Moraes, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar (SP).

Você mais magra mais bonita
Uma vez que mantém apele firme e elástica, o colágeno também é muito útil para quem caprichou na dieta e conseguiu perder aqueles quilinhos indesejáveis e agora quer combater inimigos secundários, como a flacidez, a celulite e as estrias. 


E já que falamos em emagrecimento, você sabia que essa proteína também dá uma forcinha nesse sentido? "O colágeno estimula a quebra da gordura assim como ajuda no aumento da massa muscular, pois melhora o metabolismo das proteínas", conta Lizandri Rangan, coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do hospital Leforte (SP). 


Além disso, por ser fonte de proteínas, garante sim uma saciedade a mais. "Ele ajuda a reduzir um pouco o apetite se consumido antes das refeições, por ter a capacidade de se ligar com grande quantidade de água. Ele pode ser usado, também, no final da tarde, naquele horário em que a fome aparecer com força total", indica a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia. E segundo Valéria Goulart (SP), médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia, a versão em pó é a mais indicada para isso: "É que ela forma uma espécie de gel que se expande no estômago e ocupa espaço,diminuindo a fome", explica.

Quando o assunto são as temíveis celulites, o colágeno também pode ajudar sim, sabia? "Isso porque ele atua na melhora do sistema linfático, ajudando o fluxo da linfa e, com isso, a carregar mais facilmente as toxinas. Além disso, o colágeno também garante melhor elasticidade e hidratação da pele", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.

Agora, quem pensa que comer gelatina é suficiente, infelizmente está enganada! Isso porque ela contém somente 10% de proteína - ou seja, não é 100% colágeno, como muita gente pensa. "Se for comer a sobremesa, evite consumir as gelatinas industrializadas, que sãoricas em corantes artificiais, açúcar eadoçantes de péssima qualidade - dentre eles oaspartame, cujos estudosmostram que o uso de longo prazo causaprejuízos, principalmenteneurológicos! Além dele o ciclamato e a sacarina sódica também são utilizados na composição”, alerta Gabriela. A dica então é usar as gelatinas brancas, em pó ou em folha, e colocar o sabor com um pouco de suco de frutas. 

Mas, segundo a especialista, para amenizar mais rápido a celulite, o colágeno hidrolisado(que é a forma pura) torna-se mais eficiente. "Isso porquê quando o colágeno é consumido acontece uma hidrólise, isto é, ocorre a quebra das moléculas da proteína presentes no colágeno. Assim, quanto menores essas moléculas, melhor elas são absorvidas pelo organismo", explica.

O ideal, então, é consumir 10 g por dia de colágeno hidrolisado, para quem quer umresultado mais rápido de melhora no fortalecimento de cabelos e unhas, por exemplo. Essa quantidade está presente em 1 sachê, disponível em lojas de produtos naturais, e osresultados, conforme diz a nutricionista, começam a ser percebidos após 2 a 3 meses de uso diário. "E, depois, numa fase de manutenção, a gelatina sem sabor pode ser utilizada 2x ao dia", completa.

É possível repor os níveis de colágeno no organismo também por meio daalimentação. Suas melhoresfontes são os itens de origem animal, especialmente a carne vermelha, o frango e o peixe.

"Entretanto, somente a dieta não é capaz de fornecer a quantidade que nosso organismo necessita. A partir dos 30 anos, recomendosuplementação, que pode seradiantada ou adiada em casos específicos”, diz Lizandri Rangan. 

Outro detalhe importante: "Para o colágeno ser sintetizado pelo organismo é importante que se tenha oconsumo de fontes de vitamina C principalmente, mas também de vitamina E,selênio e zinco. Por isso, aalimentação rica em frutas - acerola, caju, laranja, limão, abacaxi... -, oleaginosas - avelã, amêndoas, castanha do Pará, macadâmias... - e azeite extra-virgem devem fazer parte da alimentação do dia a dia", salienta Gabriela Soares Maia.

Atenta a tudo isso, conheça asopções de suplementação eeleja aquela que mais combina com suas necessidades e estilo de vida...
Em pó

Esta apresentação do colágeno hidrolisado pode ser encontrada em sachês individuais ou empotes com porções maiores, como um quilo. É um dos preferidos dos nutricionistas. Isso porque o processo de hidrólise, que consiste na quebra das moléculas de proteína, faz que ele seja mais bem absorvido pelo organismo. "Indico essa versão porque é de fácil absorção e digestão, além de possuir paladar agradável", comenta Ione Queiroga. Pode ser misturada em água, sucos ou vitaminas.
Cápsulas

Sua base também é o colágeno hidrolisado, mas nesse formato, a absorção é menor, pois antes de tudo o revestimento da cápsula precisa ser digerido. "A desvantagem é que ascápsulas contam com uma porção reduzida de colágeno. É preciso ingerir cerca de 20 cápsulas para alcançar a recomendação diária de 10 gramas. Já na versão em pó, basta uma colher das de sobremesa", esclarece a nutróloga Valéria Goulart.
Balas

Também levam colágeno hidrolisado, mas para dar sabor ao doce são adicionados aromas de frutas, além dos corantes que tingem o produto. Têm a consistência parecida com a da bala de goma. Sua digestão é lenta e, por isso, confere saciedade. A absorção pelo organismo levamais tempo do que na versão em pó. "A vantagem é que, geralmente, a fórmula conta comfitoterápicos, como substâncias que reduzem o apetite ou queimam carboidrato. É umaversão mais cara do que as demais", comenta a nutricionista Beatriz Botequio.

0 comentários:

Postar um comentário