Google Analytics Alternative

UVA E ROMÃ PROTEGEM O CORAÇÃO.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Uva
As substâncias antioxidantes presentes nos sucos de uva são os compostos fenólicos, principalmente os flavonoides (antocianinas, catequinas e quercetina), os estilbenos (resveratrol), os ácidos fenólicos etaninos. Um estudo de 1999 da Universidade Médica de Wisconsin (EUA) já tinha apontado a capacidade da bebida de impedir a oxidação de gorduras em pacientes com doenças coronárias. “Quando sofrem oxidação por radicais livres, as lipoproteínas de baixa densidade (LDL, conhecidas como colesterol ruim) oxidam e podem se depositar nas artérias, dando início à formação de placas”, explica Amanda Padoveze, professora do curso de Nutrição das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

CONSUMO INDICADO: 1 a 2 copos de suco de uva integral diariamente, pois ele não apresenta adição de açúcar, conservantes nem corantes. Além disso, a concentração de compostos fenólicos é maior quando comparada à de sucos frescos e prontos. “O ideal é adquirir produtos acondicionados em recipientes escuros, que protegem da ação da luz”, complementa a nutricionista.

Romã
Ela tem vitamina C, luteolina, ácidos punicic e elágico, que ajudam a frear tumores na próstata, segundo um estudo da Universidade Riverside (EUA). E tem o mesmo efeito sobre o câncer de mama. “A romã é citada como a fruta da saúde cardíaca”, diz a nutricionista Ana Carolina Dal Bianco Garcia (SP).

CONSUMO INDICADO: de 100 a 150 ml por dia (entre ½ e ¾ de copo). Triture as sementes, retirando a parte branca (que causa amargor) com um pouco de água. Na sequência, coe e beba. Duas romãs médias fazem 1 copo de suco.

Receita
Misture 1 xícara de uva Thompson com 1/2 xícara de sementes de romã sem a película branca, 1 xícara de água e gelo picado. Bata tudo no liquidificador. Valor calórico: 80 kcal por copo.

0 comentários:

Postar um comentário