Google Analytics Alternative

HOMENS E MULHERES: DIFERENTES NO PRATO.

sábado, 14 de março de 2015
As distinções entre os sexos merecem atenção também quando o assunto é alimentação.

O despertador toca. Ele vira o corpo para dormir mais um pouquinho enquanto ela se levanta para tomar banho. O período de permanência dela no banheiro é mais longo que o dele, já que inclui o trato nos cabelos, cremes e todo o ritual matinal de beleza. Depois, enquanto ela se veste, ele toma uma ducha, faz a barba e, ao sair, encontra o quarto vazio: ela foi preparar o café da manhã dos dois.

Durante a refeição, outras diferenças surgirão entre eles, já que algumas das escolhas nutricionais precisam ser distintas também. Afinal, diariamente, homens e mulheres lidam com suas peculiaridades físicas e emocionais. Metabolismos, hormônios e uma série de outros mecanismos orgânicos têm funcionamentos distintos entre os sexos, implicando em cuidados específicos.

"O Plano Alimentar de um adulto varia de acordo com sexo, massa corpórea, idade e atividades físicas praticadas", explica o médico especialista em nutrologia Edson Credidio*. "As mulheres têm aproximadamente 70% de massa muscular e 30% de massa gorda enquanto os homens contam com 80% de massa muscular e 20% de massa gorda. Esse é apenas um exemplo dos fatores que determinam as diferenças nas indicações alimentares para cada um dos sexos", afirma Credidio.

Há outros: seguindo diretrizes gerais, a quantidade de calorias ingeridas diariamente pelos homens deve ser maior que a ingerida por mulheres, uma vez que, graças a diferenças metabólicas, o organismo masculino gasta uma quantidade maior de energia.

Portanto, quando uma mulher resolve comer a mesma quantidade de alimentos calóricos que seus amigos, irmãos, namorados e maridos, as consequências serão diferentes: o que para eles é uma refeição básica para a manutenção da saúde, para uma mulher pode se transformar numa verdadeira bomba de caloria. 

Equilíbrio é regra "unissex" 
Tudo isso não significa, porém, que a alimentação das mulheres deve ser mais equilibrada que a dos homens. As regras gerais de nutrição são válidas para ambos os sexos, principalmente no que diz respeito à ingestão diária de alimentos de todos os grupos (energéticos, construtores, reguladores e energéticos extra como ilustra a Pirâmide Alimentar). Da mesma forma, homens e mulheres devem ter em sua rotina algum tipo de atividade física, para manter o equilíbrio físico e emocional.

"Nosso corpo precisa de uma série de nutrientes como aminoácidos essenciais, ácidos graxos essenciais, minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas, etc. O mais importante para homens e mulheres é atentar para o consumo completo desses nutrientes não apenas com o objetivo de manter a saúde, mas também como forma de prevenção", enfatiza doutor Credidio.

O consumo adequado de cálcio é um exemplo de como a alimentação auxilia na manutenção da saúde .O nutriente é fundamental para evitar a osteoporose, distúrbio que conta com incidência bem mais elevada em mulheres do que em homens.

As mulheres também necessitam atentar para o consumo de ferro, pois durante o preríodo menstrual as taxas desse nutriente importantíssimo diminuem. A presença insuficiente de ferro pode levar a problemas que vão desde a anemia até distúrbios de percepção e comportamento.

Para os homens, uma dica específica está no consumo diário de tomate e seus derivados. Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Harvard, o licopeno, nutriente encontrado em quantidade abundante no alimento, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Porém, mais importante que essas necessidades específicas é a manutenção de uma alimentação saudável em prol de uma rotina equilibrada. E isso vale para homens e mulheres, apesar de todas as suas diferenças!

* Dr. Edson Credidio é especialista em Nutrologia Médica pelo Conselho Federal de Medicina e Membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

Fonte: Nestle

0 comentários:

Postar um comentário