Google Analytics Alternative

SORVETES FUNCIONAIS.

domingo, 1 de março de 2015
O que é um alimento funcional? - Em resumo, é o alimento capaz de produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Isso tem levado à conscientização dos consumidores da relação que existe entre alimentação e saúde, estimulando a procura por alimentos de baixo valor calórico, baixo conteúdo de gorduras e capazes de melhorar funções do organismo ou reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Dentre esses alimentos, está o sorvete. Nele, são adicionadas bactérias probióticas, vitaminas e fibras - ingredientes de caráter funcional - fazendo do produto uma opção saudável. 

A popularidade dessas sobremesas geladas deve-se ao fato de ser um produto pronto para consumo, amplamente disponível e de valor nutritivo elevado. Possuem formas, cores e sabores atrativos que agradam aos mais variados paladares. Além de combinar muito bem com o clima tropical do país, o mercado brasileiro oferece atualmente diversos ingredientes os quais podem ser usados para enriquecer e diversificar ainda mais o produto. Para atrair o consumidor atual, é necessário investir em produtos nutritivos, menos calóricos e com possíveis alegações funcionais.

A visão de adicionar ingredientes com “claim” de funcional ocorre devido ao posicionamento das próprias indústrias que procuram descaracterizar o sorvete como sendo apenas guloseima ou produto refrescante a ser consumido apenas no verão, mas sim agregar a ele o significado de alimento nutritivo.

De acordo com a legislação brasileira, o sorvete não recebe alegação de alimento funcional. Ele é classificado, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como um gelado comestível. Gelados comestíveis são os produtos congelados obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, ou de uma mistura de água e açúcar (es). A eles pode ser adicionado outro (s) ingrediente (s) desde que não descaracterize (m) o produto (BRASIL, 2005). 

O fato dos órgãos regulamentadores ainda não reconhecerem o sorvete como funcional, não descaracteriza o produto, pois o mesmo é consumido por grande parte da população brasileira, atingindo todas as classes sociais e idades. Constitui-se em uma saudável opção de alimento, principalmente para as pessoas que, por falta de hábito, gosto ou intolerância à lactose, têm a ingestão de lacticínios aquém da quantidade recomendada. 

Frozen yogurts 
Os frozen yogurts têm ganhando prestígio devido à incorporação de bactérias * probióticas que são benéficas ao trato gastrointestinal e são comumente empregadas em produtos lácteos. 

Os probióticos possuem potencial para promover a saúde através de mecanismos não previstos na nutrição convencional e esses efeitos restringem-se à promoção da saúde e não à cura de doenças. Entretanto, esses “ingredientes vivos” possuem grande sensibilidade sendo destruídos pelo calor e outras condições de processamento. Esse fator faz com que haja um crescimento expressivo na área de laticínios devido à incorporação desses ingredientes saudáveis à formulação dos produtos.

Outro fator que faz do sorvete um alimento de destaque é a possível diminuição de gordura e açúcar diferenciando-os dos sorvetes tradicionais. A parte interessante é que esses novos produtos não têm suas características sensoriais interferidas, pois a tecnologia atual já permite o uso de ingredientes que são capazes de substituir alimentos “maléficos à saúde” e consequentemente torná-los mais saudáveis. 

Assim, esses sorvetes funcionais podem ser utilizados de modo seguro por pessoas com problemas de ganho de peso, diabetes entre outras doenças.

O uso de fibras em sorvetes também é um fato que merece destaque devido à grande tendência de incorporação das mesmas. Como as fibras dietéticas não são absorvidas, eles penetram no intestino grosso e fornecem substrato para as bactérias intestinais.

Benefícios dos sorvetes funcionais

Dentre os benefícios potenciais para saúde, encontram-se:
- redução da taxa glicêmica em diabéticos;
- prevenção de diversos tipos de câncer (destacando-se o câncer de cólon devido à diminuição de substâncias tóxicas na luz intestinal e pela maior eliminação fecal);
- diminuição da constipação intestinal crônica;
- maior controle dos níveis de colesterol séricos (colesterol que está na corrente sanguÍnea).

Dessa forma, o valor nutricional e as características de alta digestibilidade, fazem do sorvete um alimento ideal para todas as idades, unindo nutrição e prazer. 

Além do mais, esse mercado está em franca expansão em virtude dos avanços tecnológicos e da descoberta de novos ingredientes funcionais que poderão agregar valores na confecção de sorvetes. 

O que se constata é que o interesse pelos sorvetes funcionais é consequência do crescente movimento de valorização da qualidade de vida, que inclui alimentação saudável e atividade física, dentre outros fatores. 

* O termo probiótico deriva do grego e significa "pró-vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida" Os probióticos são micro-organismos vivos que ao serem ingeridos beneficiam o organismo.


Sorvete de futas
Rendimento
5 a 6 taças

Ingredientes para receita funcional de sorvete caseiro de frutas
2 bananas prata
2 polpas de maracujá
1 manga
Preparo
Pique bananas maduras em rodelas e congele. Congele também a manga madura picadinha em cubos e a polpa do maracujá. Eu gosto das sementes do maracujá, mas se você não gostar, pode congelar a polpa sem as sementes. Depois de tudo congelado é hora de bater no liquidificador. É difícil, chega uma hora que você acha que não vai bater, mas vai com fé que dá certo. Dei uma ajudinha com umas colheradas de água filtrada, mas não muito. Depois de tudo batido, vira uma polpa linda e com a textura maravilhosa. É sorvete de frutas de verdade. Você pode servir com uma calda de chocolate meio amargo, mas eu servi com um biscoito. A ideia é usar frutas mais pastosas e outros bons exemplos são: abacate, pera, mamão.

Fonte: Uol

0 comentários:

Postar um comentário