Google Analytics Alternative

VINAGRE DE MAÇÃ ORGÂNICO.

quinta-feira, 26 de março de 2015
A palavra “vinagre” é oriunda do idioma Francês e significa “vinho agre” ou “vinho azedo”, ainda que ele não seja apenas obtido através do vinho, mas também de outras matérias-primas, como algumas frutas. todos os tipos de vinagre o baixo valor calórico e o fato de que pessoas hipertensas podem utilizar o vinagre como substituto do sal. 

É o vinagre proveniente da fermentação do suco de fruta como maçã. Como os vinagres de vinho, estes também são puros e carregam em sua composição os valores nutricionais das frutas de onde foram originados. Utilizados em temperos e em alguns casos como auxiliares na nutrição, já que possui minerais, vitaminas, enzimas e antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. 

As propriedades de limpeza do vinagre de maçã tem sido utilizada há séculos. A medicina oriental nos ensina que o vinagre pode ajudar a estimular a circulação e ajuda na desintoxicação do fígado. As culturas antigas, muitas vezes utilizam o vinagre de maçã para purificar o sangue. Hoje, estamos expostos a toxinas mais do que nunca, por isso se tornou ainda mais importante nós cuidarmos de nosso corpo com alimentos naturais medicinais como o vinagre de maçã, sendo que atua como antisséptico e antibiótico. 

O vinagre de maçã, também conhecido como vinagre de sidra, é obtido através da fermentação do suco da maçã inteira, obtendo uma coloração amarelo dourada devido aos taninos e, contem os mesmos compostos químicos presentes na maçã, como aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, sendo considerado até mesmo um remédio, prometendo prolongar a vida e a juventude, desde que ingerido diariamente Ele é composto principalmente por ácido maléico, e contém, entre outros compostos químicos, pectina e betacaroteno, capazes de atacar os radicais livres que interferem na imunidade do corpo humano. O ácido maléico é um importante elemento que apresenta propriedades terapêuticas. 

Um estudo recente da revista científica Journal of Food and Chemistry demonstrou que substâncias presentes no vinagre regulam genes que controlam a eliminação de gordura pelo organismo, ou seja, ameniza os efeitos maléficos do excesso de gordura. O estudo, coordenado pelo cientista Tomoo Kondo, indicou que o índice de massa corporal, a circunferência abdominal e os níveis de triglicérides no sangue são menores em voluntários que ingerem vinagre diariamente. As versões de vinagres de vinho e maçã são consideradas mais puras porque preservam as propriedades da bebida e da fruta até o final do processo de produção. 

Consumir o vinagre de maçã antes das refeições auxilia a digestão e melhora a saúde gástrica, ajudando o organismo a remover os resíduos tóxicos de forma mais eficiente. Quando os alimentos são digeridos completamente e resíduos eliminados rapidamente, o corpo é nutrido e as toxinas são removidas antes que tenham tempo de fazer estragos.

Use o vinagre em pequenas doses ao longo do dia. Muitas pessoas gostam de tomar 1-3 colheres de chá em um copo de água antes das refeições para ajudar na digestão. Outros preferem adicioná-lo à água quente com mel para beber. Você também pode usar vinagre de maçã para fazer molhos saborosos e nutritivos.

Apesar do vinagre de maçã poder desempenhar um papel importante na desintoxicação, será muito mais eficaz quando combinado com um estilo de vida saudável, que inclui, naturalmente, estes hábitos:
- Consuma uma dieta equilibrada que consiste em evitar alimentos processados, os alimentos naturais irão fornecer ao corpo a nutrição de que necessita para se purificar.
- Incluir algumas matérias-primas, como alimentos crus na sua dieta uma vez que contêm enzimas importantes que irão ajudá-lo a desintoxicação.
- Escolha alimentos orgânicos para ajudar a reduzir a sua exposição a toxinas. Tenha em mente que os alimentos processados ​​de todos os tipos devem ser evitados, mesmo que sejam rotulados como orgânicos.
- Exercite-se regularmente para melhorar a saúde dos sistemas circulatório e linfático.
- Reduza a exposição à toxinas, utilizando produtos de limpeza e produtos de beleza naturais. 
- Beba somente água filtrada para evitar a exposição à toxinas. A abundância de água pura também ajudar nos processos de desintoxicação natural do organismo.

10 QUESTÕES INTERESSANTES SOBRE O VINAGRE:

1) Conhecido especialmente pelo uso como condimento, o vinagre também pode ser usado para fins medicinais? 
O vinagre de maçã, especialmente, pode ser usado com propriedades terapêuticas. Os outros vinagres apresentam menos propriedades funcionais.

2) Há alguma contraindicação no consumo de vinagre?
Em casos de hipercloridria, que é o excesso de ácido clorídrico no estômago.

3) A quantidade ingerida regularmente depende de cada organismo? Quais as recomendações diárias? 
Em geral, a recomendação é de duas colheres de sopa por dia. Em jejum e antes do jantar são os melhores horários!

4) De que forma o vinagre pode auxiliar na digestão de alimentos ricos em proteínas e gorduras? 
Pela maior concentração de sucos digestivos e pela manutenção da acidez estomacal. Este baixo pH é fundamental para a digestão de proteínas e gorduras.

5) Como se dá a característica de assepsia com o uso do vinagre?
Dilue-se 5% de vinagre em 95% do volume do total de água. Deixa-se o alimento imerso durante 5 minutos e depois se enxágua. Não é 100% eficaz, mas ajuda muito.

6) O consumo no Brasil ainda é muito menor, se comparado a países europeus, segundo pesquisas recentes. É uma questão meramente cultural? 
Sem dúvida. Brasileiro usa muito mais limão que vinagre por hábito e preferência de paladar.

7) Quais as propriedades nutricionais do vinagre de maçã?
O vinagre de maçã é produzido a partir da fermentação do extrato do bagaço ou do suco concentrado da fruta. Cada método gera um fermentado com características físico-químicas diferentes, que refletem na concentração dos seus componentes. Geralmente as frutas utilizadas são aquelas que foram rejeitadas para o comércio a varejo. Na fermentação do suco de maçã (e de outros vinagres), forma-se o ácido acético pela bactéria acetobacter aceti, a partir de todo o açúcar e do álcool que se forma na etapa intermediária da fermentação de qualquer açúcar.
Segundo a tabela nutricional do USDA, o vinagre de maçã é composto por 93,81% de água, 0,17% de cinzas (minerais) e 0,93% de carboidratos. Dentre os minerais, os que se apresentam em maiores concentrações são: cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Além disso, contém 5% de ácido acético. É importante pensarmos que, mesmo com essas informações nutricionais, a quantidade ingerida do vinagre é muito pequena, para ser classificado como alimento fonte desses nutrientes.

8) Quais as vantagens com relação aos outros vinagres?
Em literatura, encontramos algumas vantagens no consumo de vinagres de fruta, não exclusivamente do vinagre de maçã. Na produção de vinagre de frutas, a composição de cada cultivar mostra ter grande influência no conteúdo fenólico e na capacidade antioxidante dos fermentados alcoólicos e dos vinagres.
O ácido málico presente no vinagre de maçã é o elemento que lhe confere suas propriedades terapêuticas. Este ácido melhora a função digestiva e a assimilação de minerais. A ação benéfica do ácido málico deve-se, entre outros, ao fato de ele ser um dos ácidos do chamado Ciclo de Krebs, que é um conjunto de reações responsável pela produção de energia e respiração no interior das células.
Porém, o ácido málico da maçã se encontra na maçã antes mesmo do processo fermentativo.

9) Como o vinagre de maçã pode ser um aliado na perda ou manutenção do peso? Quais os maiores benefícios que ele pode proporcionar nas dietas?
Alguns investigadores supõem que o vinagre de maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente, ou pela redução do apetite ou por melhorar a eficiência do metabolismo. O vinagre de maçã contribui para ajudar a digerir alimentos.
Atribui-se ao vinagre de maçã o poder de reduzir o apetite, agir como anti-inflamatório, como antibiótico e auxiliar no retardo do envelhecimento. Porém as substâncias relacionadas são sempre as presentes na maçã, como ácido málico, pectina e compostos fenólicos característicos.

10) Além do consumo em saladas, há outras sugestões para o preparo de alimentos com o vinagre?
O vinagre é utilizado no mundo inteiro como condimento e conservante de alimentos. Este pode ser utilizado como ingrediente básico de molhos para saladas ou como conservante de outros alimentos, como por exemplo conservas.
Apresenta também utilidade como amaciante de carnes temperadas e legumes em conservas. Os condimentos, de modo geral, quando ingeridos em quantidades moderadas, estimulam a digestão. O vinagre apresenta propriedades estimulantes, pois favorece a secreção do suco gástrico, aumentando a ação dissolvente.

Por Greice Caroline Baggio. CRN 10107D
Fonte: ANAV - 10 questões interessantes sobre o vinagre.

VINAGRE DE MAÇÃ ORGÂNICO você encontra na N4 Natural


Acesse o site e adquira na N4 Natural




Conceitos importantes da N4 Natural:

- Para os produtos a granel, sabemos que a maioria dos nossos clientes têm o hábito de armazenar em potes, que utilizam no dia a dia. Partindo deste conhecimento, simplificamos as embalagens dos nossos produtos, desta forma conseguimos ter um bom preço e incentivar mais o seu consumo.
- 100% das caixas que utilizamos, são recicladas.

- Acesse e obtenha produtos saudáveis para uma vida em equilíbrio!

0 comentários:

Postar um comentário