Google Analytics Alternative

HÁBITOS ALIMENTARES ESTÃO LIGADOS À PREVALÊNCIA DE ASMA.

segunda-feira, 15 de junho de 2015
Pesquisadores portugueses investigaram a associação entre hábitos alimentares e prevalência de asma e observaram que o consumo de peixes, legumes e frutas, alimentos baseados na DIETA DO MEDITERRÂNEO, tem associação positiva com a proteção da doença.

Participaram do estudo 32.644 indivíduos com idade superior a 20 anos, que relataram os sintomas de asma de acordo com a seguinte classificação: atual (definida por sintomas de asma no ano anterior), persistente (definida pelo uso de medicação para a asma no ano anterior) e grave (definida pela visita de emergência devido à ocorrência de asma no ano anterior). Do total de participantes, 14% relataram a prática de atividades físicas.

A análise do padrão alimentar foi realizada através de um questionário específico, que foi dividido em 4 grupos: laticínios e frutas; sopas e alimentos ricos em carboidratos; alto teor de gordura, açúcar e sal; peixes, frutas e legumes.

A análise de regressão logística não condicional encontrou uma associação positiva entre o padrão alimentar com alto teor de gordura, sal e açúcares e prevalência de asma (OR = 1,13 – IC 95%) e incidência de asma grave (OR = 1,23 – IC 95%), e uma associação negativa entre o padrão alimentar com peixes, frutas e legumes e a asma atual e persistente (OR = 0,84 – IC 95%).

Os autores concluíram que o consumo de alimentos baseados na DIETA DO MEDITERRÂNEO (peixes, frutas e legumes) pode ser protetor contra a asma. “De um modo geral, essa associação ocorre devido a interações desses alimentos, que são ricos em ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais com ação antioxidante e anti-inflamatória. Todos esses nutrientes ativam mecanismos imunomoduladores que diminuem os sintomas e a prevalência de crises de asma”, afirmam os autores.

Referência(s) Barros R, Moreira A, Padrão P, Teixeira VH, Carvalho P, Delgado L, et al. Dietary patterns and asthma prevalence, incidence and control. Clin Exp Allergy. 2015 [Epub ahead of print]

Fonte: Nutri total

0 comentários:

Postar um comentário