Google Analytics Alternative

LEITE DE CABRA TEM CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS.

segunda-feira, 1 de junho de 2015
Mesmo pouco comum na dieta dos brasileiros, o leite de cabra pode ser encontrado em receitas de queijos, bebidas lácteas, iogurtes e mesmo sorvetes. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o produto mobiliza uma rede que conta com 18 mil produtores e resulta em um total de 35 milhões de litros por ano no Brasil.

Sendo uma alternativa para quem não pode ingerir leite de vaca ou simplesmente quer variar, os nutrientes do leite de cabra apresentam inúmeros benefícios para o organismo. Quer incluir a bebida em sua alimentação? Conheça suas principais características, curiosidades e indicações.

Benefícios do leite de cabra
Embora a quantidade de gorduras e nutrientes que compõem o leite de cabra e o de vaca sejam semelhantes, o primeiro possui características específicas de composição que trazem mais benefícios ao organismo humano. Com partículas de gordura menores, ele facilita a digestão e permite que vitaminas, sais minerais e proteínas sejam absorvidos mais facilmente.

Por conta de suas semelhanças, o valor calórico de ambos também é parecido. Os nutricionistas e os médicos costumam indicar o leite caprino, em especial, para quem possui intolerância ao leite de vaca e, por conta da facilidade na digestão, também para crianças e idosos.

Disponível principalmente em mercados maiores, o leite de cabra já pode ser encontrado, inclusive, na versão em pó. As duas opções, porém, custam um preço mais elevado que as embalagens do leite de vaca.

O leite de cabra também causa outros efeitos no organismo. Ele ajuda, por exemplo, a melhorarproblemas digestivos. O leite caprino pode ter efeito sobre inflamações como úlcera e gastrite, e ainda diminuir a acidez do estômago.

Ele proporciona melhor circulação. Por conta dos níveis de potássio que possui em sua composição, ajuda a regular a pressão arterial. Ainda, dá mais energia ao corpo, um efeito das proteínas presentes na bebida. A dica é especialmente válida para crianças.

Leite de cabra com características funcionais
A descoberta dos benefícios do leite de cabra fez com que surgissem novas pesquisas relacionadas ao produto. Na Embrapa, por exemplo, a ênfase tem sido na produção de alimentos probióticos e prebióticos, que auxiliam as atividades do intestino.

"Os prebióticos estimulam seletivamente a população de probióticos, que são os micro-organismos benéficos. Esses, por sua vez, integram-se a essa população ambiente intestinal e lá realizam atividades relacionadas ao controle de patógenos, à resistência do sistema imunológico, à produção de nutrientes e à digestão da lactose", explica Karina Olbrich, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ).

O resultado das pesquisas realizadas até agora são produtos como os queijos caprinos probióticos do tipo coalho, cremoso e minas frescal. Também, bebida láctea probiótica à base de leite e soro de cabra, nos sabores goiaba e graviola, e sorvete potencialmente probiótico de cajá e chocolate.

Além disso, a Embrapa identificou características benéficas em micro-organismos que fazem parte da produção de alimentos que utilizam o leite caprino. Entre as principais, a possibilidade de reduzir a pressão arterial, de regular o intestino e de combater diarreias.

0 comentários:

Postar um comentário