Google Analytics Alternative

PAINÇO, LIVRE DE GLÚTEN O GRÃO CONTRIBUI AO EMAGRECIMENTO.

segunda-feira, 1 de junho de 2015
Um grão pequenino, utilizado para alimentar os pássaros, é repleto de benefícios para o organismo humano. Originário da China, o painço é semelhante ao milho, porém de coloração mais clara e arredondada. O cereal é um excelente aliado na dieta de quem busca a manutenção ou a perda de peso.

Além do grão puro, existe a farinha de painço, que pode ser usada em bolos, pães, sucos e outras comidas. Por ser rico em fibras, auxilia a manter o intestino funcionando e promove melhor digestão. Com esse cereal no cardápio, você se sente mais saciado, o que favorece o emagrecimento. Ficou curioso? Conheça mais benefícios.

Comer painço deixa você mais saudável
Da mesma forma que proporcionam a sensação de saciedade, as fibras do grão atuam no controle do diabetes. Auxiliando a absorver a glicose pelo organismo, elas podem ser um excelente composto na dieta de quem possui a doença.

Outra substância que ajuda a controlar a glicemia é o magnésio, que mantém o organismo mais forte. Além do diabetes, esse mineral regula a pressão arterial e o colesterol, reduzindo as chances de sofrer infartos ou desenvolver outras doenças do coração. Porém, é necessário equilibrar o painço na dieta, evitando também gorduras e açúcares em demasia.

Fortalecido com ferro e vitamina C, o grão ajuda a prevenir a anemia. Ele proporciona maior absorção dos nutrientes no corpo, aumentando o nível de hemoglobina no organismo. O LDL, conhecido como colesterol ruim, também é combatido através dos aminoácidos lecitina e metionina.

Para os ossos, o cereal é repleto de benefícios, pois oferece magnésio, manganês e fósforo, substâncias essenciais para a formação de uma estrutura óssea saudável. O fósforo e o manganês ajudam a formar os ossos, enquanto o magnésio absorve o cálcio e previne aosteoporose.

Atuando contra o surgimento do cálculo biliar, o grão retarda a absorção de gordura e diminui a secreção de bile, protegendo a vesícula em função das fibras e combatendo a formação dos cálculos.

Até mesmo para o câncer o painço tem se mostrado eficiente. Do mesmo modo que a linhaça, ele possui lignanas, substâncias que conseguem regular os hormônios da mulher, em especial durante os períodos de menstruação e na menopausa. Com o organismo equilibrado e uma dieta repleta de nutrientes, o grão diminui os riscos do câncer de mama.

Painço deixa você feliz
Nada de moleza. Com o painço, o organismo ganha uma dose extra de disposição. Rico em carboidratos e em fósforo, o grão é aliado no combate o desânimo, oferecendo nutrientes essenciais para promoção de energia ao corpo. Os carboidratos, juntamente com o fósforo, se transformam em moléculas de ATP, responsáveis pelo vigor.

Você também pode se manter jovem por mais tempo com o cereal. Ele é fonte de antioxidantes, que limpam o corpo dos radicais livres que se formam no organismo. Esses radicais são substâncias que danificam as estruturas das células e comprometem seu funcionamento saudável, o que favorece o desenvolvimento de várias doenças.

Quer se sentir mais feliz? O triptofano, uma substância presente no grão, é responsável por produzir a serotonina, o chamado “hormônio do bom humor”. O magnésio, que também é um dos compostos do cereal, auxilia na conversão do triptofano em serotonina, proporcionando saúde e bem-estar.

----------

O que é painço?
"O painço é um cereal integral riquíssimo em proteína, não contém glúten, alternativa para celíacos ou para quem segue uma alimentação livre de glúten. Por serconsiderado um cereal alcalinizador, é muito usado na dieta macrobiótica", diz a chef funcional Lidiane Barbosa.

Benefícios do painço para emagrecer
Fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, o que é ótimo para os diabéticos. Além disso, proporciona ao organismo maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento. "Como possui baixa quantidade de gorduras e uma boa concentração de carboidratos associados a fibras, causa uma absorção lenta de açúcares pelo organismo e fornece energia de uma forma mais linear e fisiológica", explica a chef.

Outros benefícios do painço são: protege o coração, fortalece os ossos, auxilia na prevenção do câncer de mama, é de fácil digestão, possui baixo teor de gordura, boa quantidade de minerais essenciais para a manutenção e saúde de ossos e tecidos. Cada 100 gramas do grão cru possui 120 calorias.

Como consumir painço
Segundo a chef, o painço pode ser consumido como alternativa em forma de semente em algumas receitas, como um cuscuz ou um risoto. "Ou, ainda, podemos fazer farinha de suas sementes, para substituir a farinha de trigo", sugere.

A especialista ressalta que o produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras de produtos orgânicos e mercados especializados, mas que os produtos destinados para o consumo animal não devem ser consumidos.

0 comentários:

Postar um comentário