Google Analytics Alternative

ALIMENTOS RICOS EM POLIFENÓIS.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Por um longo tempo, eram poucas as substâncias conhecidas nos alimentos. A atenção ao montar um prato ficava restrita a macro e micronutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Com o avanço da tecnologia, outros compostos que ingerimos nas refeições passaram a ser identificados. Entre eles estão os polifenóis, que trazem diversos benefícios à saúde: são antioxidantes, anti-infl amatórios e capazes de proteger o nosso organismo contra diversas doenças, como o câncer e problemas cardiovasculares. Os polifenóis são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, grãos e verduras. Essas substâncias ajudam as plantas a se protegerem de ameaças naturais e também acabam contribuindo com a nossa saúde. “Há mais de 4 mil polifenóis identificados hoje. Eles trazem inúmeros benefícios para a saúde. O mais conhecido é a sua ação antioxidante”, fala a nutricionista funcional Christiane Vitola de Carvalho Santos (PR).
Diante da vastidão dessas substâncias, os benefícios variam de acordo com o tipo decada composto. Os polifenóis são agrupados em classes – flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides – e cada uma tem subdivisões, “assim como suas particularidades em relação aos benefícios à nossa saúde.
Pesquisadores franceses desenvolveram um estudo há cinco anos que identificou os alimentos mais ricos em polifenóis, levando em consideração os dados de cerca de 400 comidas. Quando considerada a quantidade de fitoquímicos em 100 g ou 100 ml de cada alimento, as primeiras colocações do ranking são ocupadas por cravo-da-índia, menta, anis-estrelado, cacau em pó, orégano mexicano, semente de salsão, arônia (black chokeberry), chocolate com alta porcentagem de cacau, linhaça e sabugueiro (black elderberry). Ao apurar a taxa de polifenóis em uma determinada porção de alimento, passam a ocupar as primeiras colocações da lista:
1. Café filtrado (190 ml)
2. Coração de alcachofra (168 g)
3. Morango (166 g)
4. Sabugueiro (black elderberry, 145 g)
5. Arônia (black chokeberry, 145 g)
6. Groselha (145 g)
7. Highbush blueberry (um tipo de mirtilo) (145 g)
8. Lowbush blueberry (um tipo de mirtilo) (145 g)
9. Cereja (145 g)
10. Amora (144 g)

0 comentários:

Postar um comentário