Google Analytics Alternative

MENOS DE UM QUARTO DOS BRASILEIROS PRATICA EXERCÍCIOS SUFICIENTES.

domingo, 2 de agosto de 2015
Para manter a luta contra o sedentarismo, vamos aos fatos. Recentemente, o Ministério dos Esportes divulgou uma pesquisa que concluiu ser pouco mais de 42% a população brasileira sedentária. O estudo contínuo do IBGE conhecido como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra um dado mais grave: apenas 27,1% dos homens com mais de 18 anos praticavam o nível recomendado de atividade física no lazer, enquanto nas mulheres este percentual ainda foi pior, de 18,4%. Ou seja, os sedentários eram 72,9 % dos homens e 81,6 das mulheres. 

A média brasileira de ativos foi de apenas 22,5% incluindo a área urbana e rural do país. Ou seja, 77,5% da população não praticam o nível recomendado de atividade física no lazer. A proporção de adultos variou de 21,5% na região sul a 24,1% no Centro-Oeste. O Norte foi onde a menor proporção de mulheres e a maior proporção de homens praticavam exercício físico (15,4% e 29,3%, respectivamente). 

Deu preguiça? Menos de um quarta da população brasileira pratica exercícios de forma suficiente (Foto: Getty Images)

O percentual de adultos que praticavam o nível recomendado de atividade física no tempo livre tende a diminuir com o aumento da idade. Isto pode ser observado nas proporções dos grupos de idade de 18 a 24 anos, onde 35,3% praticavam o nível recomendado de atividade física no lazer, enquanto dentre os adultos de 25 a 39 anos de idade a proporção foi de 25,5%, e na faixa de 40 a 59 anos este percentual foi de 18,3% enquanto no grupo de mais de 60 anos, 13,6%. 

A prática recomendada de atividade física no tempo livre cresce com o nível de instrução. A PNAD divulgou que os idosos estão vivendo mais no Brasil. Em 2013, os 201.5 milhões de habitantes, cerca de 26.1 milhões eram pessoas acima dos 60 anos de idade. Com relação à expectativa de vida, os idosos passaram de 12.6% em 2012 para 13% em 2013. Para especialistas: o bom humor e a prática de atividades físicas contribuem para a longevidade. 

A prática regular de exercícios físicos ou esportes é considerada como fator de proteção à saúde das pessoas. Segundo o IBGE, as oportunidades para indivíduos adultos serem fisicamente ativos podem ser classificadas em quatro domínios: no lazer (tempo livre), no trabalho, no deslocamento e no âmbito das atividades domésticas. O nível recomendado de atividade física no lazer é de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve e moderada ou de, pelo menos, 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa. 

Alguns exemplos de atividades físicas de intensidade leve ou moderada são: a caminhada, musculação, hidroginástica, dança e ginástica em geral. Como exemplos de intensidade vigorosa há a corrida, os esportes coletivos no geral, ginástica aeróbica, entre outras atividades que aumentem a frequência cardíaca muito além dos níveis de repouso. 

Para a OMS - Organização Mundial da Saúde, ser ativo é: praticar futebol, basquete, ginástica aeróbica, corrida (inclusive em esteira) ou tênis durante pelo menos três dias por semana, com duração diária de 20 minutos ou mais; ou caminhada ou outra modalidade de exercício físico ou esporte durante pelo menos cinco dias por semana, com duração diária de 30 minutos ou mais. Vamos mudar as estatísticas, faça um sedentário do seu circulo familiar ou de amizades abandonar essa “pratica” tão ruim para a saúde e longevidade, o convença a ser ativo, gradualmente e sem interrupções.

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário