Google Analytics Alternative

TAUMATINA: ADOÇANTE NATURAL.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015
O que é taumatina? 
A taumatina é um adoçante natural. É a substância mais doce conhecida (cerca de 3 mil vezes mais doce que o açúcar), um potente realçador de sabor/aroma e tem a capacidade de mascarar sabores residuais indesejáveis de inúmeras substâncias, incluindo adoçantes artificiais. Foi documentada pela primeira vez em 1855 pelo cientista W.F. Daniell, que a descreveu como um poderoso adoçante e realçador do sabor e aroma em alimentos e bebidas locais.

Consiste em uma proteína vegetal natural (presente principalmente na fruta Katemfe) composta por uma sequência de 207 aminoácidos, e é digerida pelo corpo humano e pelos animais seguindo o metabolismo normal de outras proteínas naturais. Essa é uma das razões pelas quais a taumatina é considerada por autoridades regulatórias como uma substância segura. 

A taumatina é um edulcorante extremamente estável. Sua estrutura molecular resiste a elevadas temperaturas (incluindo tratamento UHT e forneamento) e também ao baixo pH de certos alimentos.

No Brasil, foi aprovada como um edulcorante não-calórico em 2008, pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é identificado na indústria alimentícia com as siglas E 957.

Alguns estudos científicos e toxicológicos demonstram a inocuidade da taumatina à saúde do homem. Portanto, pode ser consumida por todos, incluindo os diabéticos, fenilcetonúricos, gestantes etc., sem restrições a qualquer grupo populacional.

Bibliografia (s)
Daniell W.F. Katemfe, or the miraculous fruit of Soudan. Pharm. J. 1855; 14:158.
Higginbotham JD. Snodin DJ, Eaton KK. Daniel JW. Safety Evaluation of Thaumatin. Fd. Chem. Toxicol. 1983; 21:815-823.
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 18, de 24 de março de 2008. Regulamento Técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos.
Chinedu SN, Oluwadamisi AY, Popoola ST, David BJ, Epelle T. Analyses of the leaf, fruit and seed of Thaumatococcus daniefii (Benth.): exploring potential uses. Pak J Biol Sci. 2014;17(6):849-54.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Adoçante ou edulcorante, como também é conhecido, é a substância utilizada em substituição ao açúcar para adoçar bebidas e alimentos. Dentre os adoçantes naturais disponíveis no mercado, o que tem se destacado por conter mais benefícios que os demais é a taumatina.

Extraída de uma fruta originária do oeste africano, a taumatina (nome científico Thaumatococcus daniellii) tem o sabor doce em média 2.500 vezes maior que do próprio açúcar (sacarose), além de mascarar o sabor amargo e metálico de inúmeras substâncias, incluindo o de adoçantes artificiais.

A fruta foi documentada pela primeira vez em 1855, pelo cientista W. F. Daniell, no Pharmaceutical Journal, onde descreveu a fruta vermelha triangular e seu uso como poderoso adoçante e realçador de sabor e aroma em alimentos e bebidas locais.

Além de ser a substância mais doce da natureza, a Taumatina - que é uma proteína 100% natural - é totalmente segura para a saúde. Ela é metabolizada/digerida pelo corpo humano e pelos animais da mesma forma que qualquer outra proteína natural. Essa é uma das razões

pelas quais ela é considerada por autoridades regulatórias em todo o mundo como uma substância segura.

O uso desta doçura é totalmente liberado para quem tem restrições com o açúcar, como diabéticos e pessoas acima do peso. E com a crescente procura por alimentos mais saudáveis e naturais, a taumatina vem de encontro com esta idéia, já que permite eliminar o açúcar e reduzir calorias sem tirar o sabor, pois apresenta um agradável sabor doce, potencializa outros

edulcorantes, realça determinados sabores/aromas e mascara sabores indesejáveis.

Outras vantagens:
- Pode ser consumida por todos, incluindo os diabéticos, fenilcetonúricos, gestantes, sem restrições a qualquer grupo populacional

- Permite eliminar o açúcar e reduzir calorias sem sacrificar o sabor

- Não amarga o paladar como os demais adoçantes naturais e sintéticos

Fonte: Nutritotal, Mais Equilíbrio

0 comentários:

Postar um comentário