Google Analytics Alternative

EFEITOS DA CHLORELLA NA RESISTÊNCIA AERÓBIA.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015
A Chlorella é uma alga verde composta por diversos nutrientes, como aminoácidos (BCAA e arginina), carboidratos, vitaminas e minerais. Os BCAAs e arginina podem aumentar potencialmente o desempenho de resistência aeróbia em indivíduos sem deficiências nutricionais evidentes, além dos carboidratos que são aliados desse tipo de exercício.

Em um estudo, feito com ratos, observou-se que após 14 dias de suplementação de Chlorella em pó houve melhora no desempenho de tempo máximo na natação quando comparado ao grupo não suplementado. No entanto, os efeitos dessa suplementação em seres humanos permanecem inexplorados (MIZOGUCHI et al, 2011).

O estudo foi realizado com jovens, de ambos os sexos, não fumantes, e sem que alterassem seus hábitos diários. Os indivíduos foram submetidos a 4 semanas de treinos de ciclismo diário, e divididos em dois grupos (placebo e teste), onde o grupo teste ingeria 30 comprimidos (200mg/cada) de Chlorella por dia, divido em duas vezes (após o almoço e após o jantar) (UMEMOTO; OTSUKI, 2014).

Foram medidas as diferenças entre o inicio e término do período de 4 semanas, no que se refere ao pico de VO2 e esforço máximo. O grupo suplementado teve aumento significativo em relação ao pico de VO2 e esforço máximo, quando comparado ao grupo placebo, que não apresentou aumento significativo (UMEMOTO; OTSUKI, 2014).

Os seguintes resultados podem estar ligados a diferentes nutrientes presentes na Chlorella, que segundo análises são aproximadamente 50 diferentes. Dentre estes os BCAAs, arginina e carboidratos parecem ser os principais componentes envolvidos na melhora da performance. Além disso, seria necessário investigar se existe algum tipo de deficiência de vitamina, principalmente do complexo B, nos indivíduos participantes, já que a suplementação desses nutrientes em indivíduos com deficiência pode estar ligada a melhor do pico de VO2 (UMEMOTO; OTSUKI, 2014).

De qualquer forma, o estudo sugere que a suplementação de Chlorella exerce efeitos positivos em jovens, sendo necessários outros estudos, com um número maior de participantes, em modalidades diferentes e nível de aptidão física diferente (UMEMOTO; OTSUKI, 2014). A Chlorella pode ser encontrada em comprimidos e em pó, em casa de produtos naturais e farmácias, e é consumida geralmente em sucos ou comprimidos.

REFERÊNCIA
UMEMOTO, Sachiro; OTSUKI, Takeshi. Chlorella-derived multicomponent supplementation increases aerobic endurance capacity in young individuals. Journal Of Clinical Biochemistry And Nutrition. Ibaraki, p. 143-146. 31 jul. 2014.
MIZOGUCHI T, ARAKAWA Y, KOBAYASHI M, FUJISHIMA M. Influência da ingestão de Chlorella em pó durante estresse por natação em ratos. Biophys Res Commun. 2011; 404 : 121-126.

Fonte: RG Nutri

0 comentários:

Postar um comentário